Camisa em homenagem ao Neymar estreou em derrota para o Botafogo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A nova camisa azul turquesa do Santos, lançada no fim de maio em homenagem a Neymar, superou todas as expectativas e se tornou um verdadeiro sucesso de vendas. O modelo, inspirado no uniforme utilizado em 2012 — ano marcante para o clube e para o craque — esgotou rapidamente seu primeiro lote no varejo.

Disponível nas lojas oficiais do clube e da Umbro, os preços variam entre R$ 379,99 (versão torcedor) e R$ 549,99 (versão jogador). A forte demanda fez a camisa figurar entre as três mais vendidas da história da Netshoes. De acordo com a empresa, cerca de 80% das unidades vendidas levam o nome e o número 10 de Neymar nas costas.

A peça teve um desempenho comercial 70% superior ao uniforme branco lançado três meses antes, e já representa quase 40% das vendas de camisas do clube na temporada. Ao todo, o Santos já vendeu mais de 240 mil unidades em 2025 — superando os números de 2023 e 2024, quando foram comercializadas 125 mil e 115 mil camisas, respectivamente. Só o modelo em homenagem ao camisa 10 soma aproximadamente 90 mil peças vendidas.

O sucesso repentino forçou uma readequação de planejamento por parte do Santos e da Umbro. O projeto do novo uniforme foi ajustado após a confirmação do retorno de Neymar em janeiro, e o resultado foi uma explosão de vendas comparável à registrada em 2011, ano da conquista da Libertadores.

Com a meta de vendas alcançada ainda no primeiro semestre, o clube receberá um bônus da Umbro, embora os valores envolvidos não tenham sido divulgados. A Netshoes, que reassumiu a gestão da Santos Store em janeiro, celebrou o impacto do lançamento, que também reforça o vínculo afetivo entre Neymar e a torcida santista.

Curiosamente, a camisa azul também foi palco de uma polêmica recente: no dia 1º de junho, o atacante foi expulso ao tentar fazer um gol de mão na partida contra o Botafogo, na Vila Belmiro. Como está suspenso, Neymar está fora do duelo contra o Fortaleza, o último antes da pausa para o Mundial de Clubes. O contrato do jogador com o Santos termina em 30 de junho, e o futuro do craque segue indefinido na Vila Belmiro.