Pelé no Dicionário é destaque em premiação (Crédito: Divulgação)

A campanha Pelé no Dicionário’, realizada em parceria com SporTV e End to End, venceu oito prêmios na 8ª edição do Lisbon International Advertising Festival, em Portugal, na última sexta-feira (22). Ao todo, a homenagem ao Rei do Futebol arrematou oito troféus, sendo cinco ouros, um prata e dois Grand Prix, prêmio hors concurs da cerimônia em que o próprio Pelé conquistou, pela Revista Placar, esta honraria.

O verbete oficializado no dicionário Michaelis foi a ação mais premiada do evento. Nesta edição do festival português, apenas o grupo brasileiro representou o país na premiação e foi o único presente do segmento esportivo, liderando com oito vitórias no geral.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento desta ação histórica junto ao melhor de todos os tempos no futebol. Poder eternizar o nome do Pelé no dicionário é muito significativo para nós. Buscamos manter vivo todo o legado construído por ele no esporte. Estes prêmios mostram que a ‘Pelé das homenagens’ foi um grande acerto de todos envolvidos”, afirma Bruno Brum, CMO da agência End to End.

Depois do apelo popular com mais de 100 mil assinaturas, a entrada do verbete “Pelé” no dicionário da língua portuguesa foi oficializada em abril deste ano, no Sports Summit, em São Paulo. A campanha chegou a ser indicada para o Festival de Publicidade Cannes Lions e para a shortlist do New York Festival.

A ação também contou com apoio da Memorabília do Esporte – projeto que tem como objetivo principal o resgate da memória de ídolos, conquistas e histórias do esporte brasileiro – além do Santos Futebol Clube e da Pelé Foundation, que representou o Rei do Futebol durante todo o processo realizado para colocar o movimento em prática.

Em julho, a ação já havia vencido o prêmio de melhor campanha na Confut Sudamericana 2023, em evento realizado no Rio de Janeiro.

pe.lé® adj m+f sm+f  Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira”

Desde o começo de abril, o SporTV estava promovendo a campanha para Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento, estar no dicionário e foram recolhidas mais de 125 mil assinaturas. O objetivo é de homenagear o maior atleta de todos os tempos que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A majestade foi internado no final de novembro e também chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.

Confira os prêmios vencidos pela campanha no festival:

Grand Prix: Creative Effectiveness
Grand Prix: Awareness Effectiveness – Sports
Ouro: Spontaneous Media in Advertising Campaign
Ouro: Awareness Effectiveness – Media & Entertainment
Ouro: Low Budget Activation
Ouro: Creative Effectiveness
Ouro: Awareness Effectiveness – Culture
Prata: Creative Effectiveness

Leia também: