Carille elogia volantes que tem à disposição no Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Um dos destaques do Santos na primeira fase do Paulistão foi a dupla de volantes, formada por Diego Pituca e João Schmidt. A dupla estava jogando no futebol japonês até o ano passado. Pituca, por exemplo, já tinha uma história no Santos e retornou após três temporadas. Já João Schmidt foi um dos reforços menos badalados para 2024 após ter passado várias temporadas no Japão, mas em campo deu uma resposta positiva.

O treinador Fábio Carille, que também trabalhava no futebol japonês até o fim de 2023, disse ao programa Boleiragem, do SporTV, que já observava ambos e que ficou feliz em poder contar com eles no Santos. Além disso, o técnico falou um pouco das características de seus volantes, que também conta com o reserva imediato Tomás Rincón.

“O Pituca já tem uma história muito legal. A gente acompanhou no Santos bastante, né? O João Schmidt e os dois vindo do futebol japonês. E vou falar aqui, ó. Não é fácil jogar no Japão. Intenso, o tempo todo, marcação, pressão. E os dois jogaram em equipes grandes lá do Japão e muito bem. A gente conseguiu acompanhar. Lá o volante precisa fazer o passe pra frente. O Pituca é aquele cara que chega mais lá na área. O João Schmidt é o que arma mais de trás. Assim como o Rincón, que é um cara que também vem da Itália, e na Itália, se você não jogar pra frente, você não joga. Então são jogadores que participam muito da armação, que chegam lá. Que estão sendo fundamentais nesse início. Jogadores experientes, trabalhadores, que estão sendo muito importantes nesse início de trabalho”, afirmou Carille.

Na última partida do Peixe, Pituca foi preservado e Schmidt começou no banco, dando lugar para que Tomás Rincón jogasse; inclusive, o volante venezuelano foi convocado para sua seleção para amistosos na próxima semana.

Titulares absolutos, Diego Pituca e João Schmidt devem retomar a dupla na próxima partida, onde o Santos enfrenta a Portuguesa pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O jogo acontecerá no domingo (17), às 20h15.

Leia também: