Carille disputa sua quarta final de Paulistão na carreira (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

No último domingo (31), o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0, na primeira partida da final do Campeonato Paulista. O confronto ocorreu na Vila Belmiro, onde o Peixe fez valer o mando de campo e conquistou uma vantagem importante para o jogo de volta.

Consciente da pressão inicial exercida pelo Palmeiras para o jogo da volta no Allianz Parque, o técnico Fábio Carille, em sua entrevista coletiva pós-jogo, destacou a necessidade de manter a concentração para conter o ímpeto adversário desde os minutos iniciais e poder incomoda-los na primeira pressão.

“Ter bastante a atenção, igual teve hoje. Procurar segurar bem os primeiros minutos para que não venha pressão. Começar a incomoda-los na primeira pressão. Sabemos como eles atacam, o que eles podem explorar no sistema ofensivo e defensivo deles. Temos que continuar nessa batida para fazermos um bom jogo lá”, ressaltou o técnico.

O Palmeiras, atual bicampeão paulista, já enfrentou situações semelhantes nas finais anteriores, saindo derrotado no jogo de ida e revertendo o placar em casa. Questionado sobre como evitar um desfecho similar, Carille destacou que essa é uma análise que a equipe começará a fazer agora no início da semana.

“Esse é um trabalho que a gente começa agora no início da semana a observar. A preparação foi para o jogo em casa. É entender o que eles procuram fazer. O Palmeiras é aquela equipe que vai martelando, repetindo, jogando a bola na área, pressionando, com jogadores na entrada da área buscando rebotes o tempo todo. Basta ver os gols do Palmeiras, é sempre assim, e muito bem feito. Na marcação, eles atuam em uma linha de cinco; no ataque, formam com três. Sem a posse de bola, os laterais recuam formando uma linha de cinco e organizam um 5-4-1 muito rápido. Com a posse, exploram os dois laterais e frequentemente os meio-campistas se movimentam entre o lateral e nosso atacante para receber a bola e atacar nossa última linha defensiva. Mas é isso, é um trabalho que vamos realizar sim, entendendo o que eles tentam fazer desde o início para trazer a torcida a favor deles e para que tenhamos bastante maturidade lá”, finalizou.

Santos e Palmeiras se enfrentarão novamente no próximo domingo (7), às 18h, no Allianz Parque. Esta partida será a decisiva que definirá o campeão Paulista de 2024.

Leia também: