Carille explica como “cautela” e “ritmo” a volta de Jair para a base do Santos

Jair atuou duas vezes no profissional em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos está tratando com cautela uma de suas maiores promessas das categorias de base, o zagueiro Jair. O jovem defensor, de 19 anos, que já teve oportunidades na equipe principal, foi recentemente deslocado de volta para o Sub-20 para ganhar mais minutos em campo.

Jair, que chegou a ser relacionado para alguns jogos do time profissional e até atuou em algumas partidas, não participou da vitória do Santos por 2 a 1 sobre a Ponte Preta na última quarta-feira (15), pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, ele foi titular na derrota por 2 a 0 para o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, onde atuou os 90 minutos.

Após a vitória contra a Ponte Preta, o técnico Fábio Carille explicou a decisão de retornar Jair à base. O treinador justifica que a última partida completa do garoto foi em janeiro de 2023 e que ele precisa ter ritmo de jogo.

“Se falou muito nesses dias. Não sei se vocês têm conhecimento, mas a última partida do Jair foi em janeiro do ano passado. Ele não desceu para o sub-20 para ficar, ele desceu para jogar. Ele precisa de jogo. É um 1 ano e 5 meses que o Jair não participa de um jogo. Importante ter minutos. Queria mandar para o Fortaleza, mas as informações eram que o campo não era bom. Contra o América-MG as informações eram boas e é por isso. Ele faz parte do profissional, estamos felizes com ele, mas ele precisa de minutos”, explicou Carille.

Considerado uma das grandes promessas do Santos, Jair já se destacava aos 16 anos jogando pelo Sub-20 como xerife da defesa. Recentemente, ele renovou seu contrato com o clube até o final de 2026, ampliando o vínculo que anteriormente terminava em junho de 2025.

Jair já soma quatro partidas pelo time profissional. Neste ano, ele jogou em duas ocasiões: na vitória de 3 a 2 sobre a Inter de Limeira e no empate de 0 a 0 com a Portuguesa, ambas pelo Campeonato Paulista. No jogo contra a Lusa, que foi decidido nos pênaltis, Jair foi um dos atletas que converteu sua cobrança.

Natural de Orlândia (SP), Jair chegou ao Santos para o Sub-11 como centroavante, mas devido à sua estatura, foi reposicionado para a zaga, onde se firmou. Em junho de 2021, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, que inclui uma multa rescisória estimada em 70 milhões de euros.

Leia também: