Carille utilizou cinco garotos da base em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O torcedor do Santos deposita nos garotos da base a esperança de superar um dos momentos mais difíceis de sua história e voltar à elite do futebol brasileiro. No entanto, em meio a essa reformulação desde janeiro, com a chegada de vários jogadores e uma nova comissão técnica, o treinador Fábio Carille utilizou poucos Meninos da Vila até agora.

A falta de garotos da base gera desconforto dentro do clube desde o Paulistão, e a indignação ficou ainda maior após a derrota para o Amazonas. O DIÁRIO apurou que a principal bronca foi com a não utilização de Jair na partida e a saída de JP Chermont no intervalo.

A insatisfação aumentou ainda mais com o retorno de Jair à equipe Sub-20 para fazer transições com o profissional, deixando assim o Santos com apenas três zagueiros totalmente disponíveis para os próximos jogos.

MINUTOS DE MENINOS DA VILA UTILIZADOS

Além do goleiro João Paulo e do zagueiro Alex, atletas da base que foram utilizados, mas que já têm uma bagagem, os Meninos da Vila utilizados foram apenas cinco: os laterais JP Chermont, Kevyson e Souza, o zagueiro Jair e os atacante Weslley Patati e Enzo Monteiro.

Entre eles, Kevyson era o que mais tinha minutagem em 2024 (93 minutos), até sofrer uma grave lesão no joelho. Pouco tempo depois, foi a vez do também lateral-esquerdo Souza estrear no segundo tempo contra o Mirassol, mas ele acabou sofrendo uma lesão muscular e tem apenas 18 minutos. Comparado aos outros laterais da posição: Escobar, recém-chegado, tem 264 minutos, enquanto Hayner, que joga improvisado, tem 1.152 minutos.

Na zaga, apenas Jair foi utilizado, com 52 minutos. Os outros defensores são: Gil, com 1.861 minutos, Joaquim, com 1.653 minutos, e Alex Nascimento, com 102 minutos. Agora, Jair voltou ao Sub-20 e ficará em processo de transição entre a base e o profissional.

Já na lateral-direita, o Menino da Vila que conseguiu se firmar foi JP Chermont. Com apenas nove jogos no profissional (410 minutos), ele vem sendo titular da equipe nos últimos três jogos devido à lesão de Aderlan (873 minutos). A outra opção para a posição é o recém-chegado Rodrigo Ferreira, que tem 102 minutos.

No ataque, Weslley Patati (174 minutos) e Enzo Monteiro (48 minutos) foram os dois utilizados. Na comparação dos pontas direitas com Patati, foram 848 minutos para Pedrinho e 1.080 para Otero. Já os centroavantes na disputa com Enzo são Julio Furch, com 715 minutos, Alfredo Morelos, com 702 minutos, e Willian Bigode, com 542 minutos.

Um pedido de alguns torcedores santistas é para que o meia Miguelito seja promovido ao profissional. No entanto, o Santos, além de já contar com Giuliano (728 minutos) e Cazares (537 minutos) para a posição, ainda contratou outros dois meias: Patrick (72 minutos) e Serginho (não estreou).

PRÓXIMO JOGO

Para o próximo jogo do Santos, cinco garotos da base foram relacionados: os já experientes João Paulo e Alex, o goleiro reserva Diógenes, o lateral-direito JP Chermont e o atacante Weslley Patati. O Peixe irá enfrentar a Ponte Preta em partida válida pela 5ª rodada da Série B do Brasileiro nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Moisés Lucarelli.

Veja os relacionados do Santos contra a Ponte Preta (23):

  • Goleiros (3): Diógenes, Gabriel Brazão e João Paulo
  • Zagueiros (3): Alex, Gil e Joaquim
  • Laterais (4): Escobar, Hayner, JP Chermont e Rodrigo Ferreira
  • Meio-campistas (7): Cazares, Diego Pituca, Giuliano, João Schmidt, Nonato, Serginho e Tomás Rincón
  • Atacantes (6): Guilherme, Alfredo Morelos, Otero, Patrick, Weslley Patati e Willian Bigode

Leia também: