CBF divulga áudio do VAR em gol anulado de Gil no jogo entre Santos e Guarani

Gil teve seu primeiro gol pelo Santos anulado pela arbitragem (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A comissão de arbitragem da CBF divulgou na noite desta quinta-feira o áudio do VAR do gol anulado de Gil na goleada do Santos por 4 a 1 diante do Guarani, na Vila Belmiro, pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro (veja no vídeo abaixo).

Gil havia marcado o terceiro gol do Peixe no jogo no final do primeiro tempo. Após o gol ser validado em campo, o VAR checou a posição do defensor, que estava em impedimento. No entanto, no meio do trajeto da bola, ela havia passado por um jogador adversário – o que anularia o impedimento.

O árbitro da partida, Paulo Balance Alves, foi chamado ao monitor para interpretar a reação do defensor do Guarani. Após analisar por alguns lances, o árbitro concluiu que o atleta do Bugre teve um toque deliberado, sendo assim, sem intenção. Com isso, ele afirmou que a bola estava muito próxima e o jogador se assustou, dando assim um rebote que manteria o Gil em posição irregular.

A equipe do VAR admite no primeiro momento que não tem as melhores câmeras para analisar se a posição de Gil era irregular. As linhas do defensor do Guarani são passadas por entre as pernas do zagueiro Gil.

“É ajustado, Paulo. A gente está com dificuldade de câmera, mas estamos levantando linhas”.

Depois de ajustarem as linhas, a equipe do VAR chama o árbitro.

“Paulo, preciso que você venha na área de revisão para checar se é um rebote ou se o jogador defensor joga deliberado”, dizo VAR.

“Para mim ele não tem espaço para jogar, ele abre a perna numa ação reflexa numa bola que está vindo do atacante”, completa o VAR.

“Para mim isso não é uma deliberado, tá. A bola é muito rápida, é um rebote, é uma reação dele. Não é deliberado. Proximimidade curta, a bola vem muito rápido e ele não tem o total domínio da bola para jogar deliberado. Ele não tem total ação, não. Vou voltar com impedimento”, afirma Paulo Balance Alves.

Confira o vídeo com o áudio aqui:

Leia também: