Nesta semana, os times de futsal do Santos receberam a visita de Gabigol (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Robinho, Neymar, Gabigol e Rodrygo. Todos eles começaram nas quadras para depois dar alegrias à torcida santista nos gramados. Pensando nisso, o Santos anunciou na última quinta-feira a integração entre o Departamento de Futsal e o Departamento de Futebol de Base do clube. O objetivo é que os dois trabalhem juntos na captação de novos Meninos da Vila.

“Quando lembramos da infância de Robinho e Neymar com a bola, a primeira coisa que recordamos são esses moleques rabiscando no futsal. Não tenho dúvida de que em pouco tempo veremos mais um Menino da Vila oriundo do futsal, fazendo a alegria de toda a nação santista”, disse Marco Antônio Maturana, o novo coordenador da base alvinegra, contratado na gestão de José Carlos Peres.

Com a integração, os técnicos do futsal terão a liberdade de observar e captar atletas em qualquer lugar em que o Peixe jogue, trabalhando em conjunto com as comissões técnicas da base.

“O futsal é a primeira porta de entrada no clube. O garoto chega aqui aos sete anos e desde pequeno viaja com a gente pelo Brasil e pelo mundo, onde temos o privilégio de conhecer inúmeros atletas. Nossos treinadores agora têm também a importante missão de captar, iniciar e capacitar o futuro atleta da base”, destacou o coordenador do futsal santista, Rodrigo Neves.

No primeiro momento, a integração vai contemplar os atletas de idade entre sete e 13 anos. Segundo o supervisor de futsal, José Alexandre, o Barata, há a possibilidade de que os elencos da modalidade e os de futebol de campo das categorias sub-10, sub-11, sub-13 e sub-15 sejam unificados a partir de 2019.

“Ao longo dos anos, inúmeros atletas de prestígio nacional e mundial foram formados nas categorias de base do Santos, tivemos a oportunidade de observar em nossa quadra atletas que renderam receita considerável ao clube, e podemos citar Robinho, Diego, Gabriel (Gabigol), Neymar, Felipe Anderson, Emerson Palmieri e Alan Patrick”, disse Barata.