O presidente do Conselho, Celso Jatene, vai conduzir a discussão sobre a reforma do Estatuto (Crédito: Divulgação)

O prazo para o envio de sugestões para a mudança do Estatuto do Santos terminou nesta sexta-feira. O Comitê de Gestão do clube apresentou três propostas principais e sugeriu a discussão de ao menos outros quatro pontos entre os conselheiros santistas.

Entre as propostas apresentadas pelo CG estão a obrigatoriedade do voto à distância nas eleições. O voto à distância está previsto no Estatuto desde 2013, mas de forma opcional. Aconteceu apenas na última eleição, em 2020, mas o Comitê de Gestão pede que ele se torne obrigatório.

Outra proposta apresentada pelo CG é uma trava para evitar problemas financeiros e agilizar o processo de impeachment em casos de gestão temerária. A proposta é criar uma escala para o pagamento das despesas do clube, com prioridade, por ordem, para impostos, depois salários, encargos trabalhistas e direitos de imagem.

A proposta é de que o presidente tenha de enviar mensalmente ao Conselho Fiscal o comprovante de pagamento das quatro contas. Em caso de descumprimento, o presidente receberia uma advertência do Conselho Fiscal e, em caso de reincidência, o Conselho poderia já abrir um processo de impeachment contra o dirigente.

Uma outra proposta enviada foi de mudança dos prazos contábeis.

Além das três propostas, o CG pediu a discussão outros pontos: a redução do número de conselheiros, a viabilidade de facilitar a migração do clube para o formato empresa e a diminuição de travas de marketing, como o sistema de precificação do programa de sócios (que hoje precisa passar pelo CD) e do terceiro uniforme. Nesses dois últimos casos, a sugestão é de que seja atribuição apenas do CG.

As propostas enviadas pelo Comitê de Gestão tem prioridade na discussão das mudanças do Estatuto, mas os conselheiros também podiam enviar propostas até esta sexta-feira. Agora, a Comissão do Estatuto irá realizar um filtro das propostas e levar as principais para a discussão em reunião futura do Conselho Deliberativo.