
Soteldo pediu ao Santos para saída do clube (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O técnico Cleber Xavier admitiu que o meia-atacante Soteldo queria sair do Santos. O venezuela estava sendo utilizado pela comissão técnica e foi anunciado no Fluminense na última terça-feira (10). O time carioca pagou 5,5 milhões de dólares ao Peixe por 50% dos direitos econômicos do ‘baixinho’.
“A saída do Soteldo é um jogador que esteve fora do Santos no ano passado e voltou esse ano. Jogador que não queria continuar mais. O desejo dele era de sair. Eu aprendi que no futebol muitas vezes a gente tem que respeitar o desejo do atleta que não quer ficar e valorizar aquele que quer ficar. Por isso valorizo muito os jogadores que estão comigo, no Santos e os que se dedicam, trabalham e que buscam dar o seu melhor. Às vezes não contentam todo mundo, mas eu quero sempre valoriza-lós e pedir sempre ao torcedor que apoie durante o jogo. Seja na Vila, seja fora e que se depois o resultado não vier ou se o atleta não conseguir desempenhar, faz parte do jogo a negativa da vaia. Mas durante o jogo apoia-lós porque eles estão se entregando”, afirmou Cleber Xavier na coletiva após a vitória sobre o Fortaleza.
Leia também: CBF divulga áudio do VAR de pênalti de Zé Ivaldo contra o Fortaleza
Soteldo fez o último jogo com a camisa do Alvinegro no clássico contra o Corinthians no dia 18 de maio. Inclusive saiu machucado com uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda e não tinha retornado aos gramados pelo Santos. A negociação aconteceu quando ele estava atuando pela Seleção Venezuelana nas Eliminatórias e foi direto se encontrar com o elenco carioca para a disputa do SuperMundial.
O jogador foi um pedido do técnico Renato Gaúcho. Ambos trabalharam juntos no ano passado no Grêmio. Ainda em fevereiro, Soteldo havia renovado com o Peixe até o fim de 2028. Na época, ele quase foi para o Atlético-MG e o clube quis valorizar o atleta com projeto esportivo. Visando a disputa do Brasileirão, Yeferson Soteldo não terá problemas em ser negociado, já que só atuou em cinco confrontos pelo Alvinegro.
A CBF não permite que um jogador que tenha atuado mais de 6 jogos possa atuar por outra equipe na mesma edição do Campeonato Brasileiro. Aliás, Soteldo pouco atuou no ano e viveu sequência de três lesões musculares na coxa. Neste ano, atuou em apenas 18 jogos e deu 3 assistências. Ao todo pelo Santos, são 21 gols e 162 duelos. Soteldo é o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube.