Santos segue na zona de rebaixamento (Foto: Lucas Barros / Diário do Peixe)

O técnico Cleber Xavier analisou a derrota do Santos para o Botafogo por 1 a 0, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou a expulsão de Neymar no segundo tempo, após o atacante marcar um gol com a mão. O resultado mantém o Santos na zona de rebaixamento da competição.

Cleber avaliou que a expulsão de Neymar interferiu diretamente no andamento da partida. O técnico lembrou que o atacante vinha de recuperação de uma lesão sofrida no penúltimo treinamento e havia feito esforço para estar em campo.

“Sim, a expulsão atrapalha. Qualquer expulsão de qualquer atleta atrapalha, ainda mais desse jeito. Ele estava fazendo um grande jogo. Se preparou muito para essa partida, mesmo com as condições adversas. Teve uma lesão no penúltimo treinamento, tratou, se recuperou e fez um esforço tremendo para estar à disposição. Conversei com ele durante o jogo e ele sinalizou que poderia continuar. Estava muito bem. Atrapalhou. Quando você perde um jogador, já é ruim em uma situação normal. Quando perde o jogador mais importante, fica mais difícil. Contra uma equipe que, até aquele momento, não tinha, que eu me lembre, nenhuma chance clara de gol. A maior chance do Botafogo foi criada após a expulsão. Então foi difícil”, afirmou.

O treinador também foi questionado sobre o tom da conversa com os jogadores no vestiário após o apito final. Ele disse que evita expor esse tipo de situação publicamente, mas afirmou que os momentos após uma derrota servem para absorver o que foi feito e retomar o diálogo com mais calma nos treinos seguintes.

“Nenhuma das minhas conversas internas eu externo. Sempre vão existir, em qualquer situação, boa ou ruim, mas não vou expor. Quando o jogo termina do jeito que terminou hoje, de cabeça quente, deixamos todo mundo vivenciar esse sentimento. Às vezes, os próprios jogadores se expõem no vestiário, falam sobre o que fizeram de bom ou ruim, e a gente escuta. Quando voltamos ao trabalho, com a cabeça mais fria, essas decisões internas, cobranças e elogios acontecem com mais profundidade”, disse o treinador.

Neymar foi expulso aos 30 minutos do segundo tempo após marcar um gol com a mão. Ele já havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo, por falta no ataque. Até ali, o jogo estava 0 a 0 e o Peixe acabou sofrendo um gol minutos depois.

Com a derrota, o Santos permanece na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com oito pontos. A equipe volta a campo no dia 12 de junho, contra o Fortaleza, fora de casa.