
Cleber Xavier foi apresentado pelo Santos em coletiva (Crédito: Lucas Barros/Diário do Peixe)
Cleber Xavier foi apresentado como novo técnico do Santos em coletiva nesta quinta-feira (30). O profissional comentou sobre a decisão de seguir carreira solo como treinador e afastou a ‘sombra boa’ de Tite, após quase 30 anos atuando como auxiliar dele. O comandante santista reforçou carinho pelo ex-companheiro e comentou sobre o projeto apresentado pelo Peixe.
“Eu tomei a decisão em outubro, de seguir a carreira só, a partir da saída do Flamengo. Em novembro eu conversei com o Tite. Nesse período, de novembro até agora, a gente conversou muito pouco. Conversamos na páscoa, a última vez, antes de ele ter esse problema de saúde. E recebi dele uma mensagem no dia de manhã, eu fiquei muito feliz. Surpreso até e feliz. Não pela mensagem, mas por ele estar bem. E segundo aceitar o convite da grandeza do Santos, pela conversa que eu tive com o presidente, que eu tive com o Pedro. Foram as pessoas que eu conversei, me mostraram aquilo que eu entendia como um bom projeto mesmo, nessa fase atual, com uma série de dificuldades, mas eu acho que foi muito grande, com novos jogadores. O projeto me satisfez. E me sinto muito feliz por começar a relação”, afirmou.
Questionado sobre o trabalho dele ser como uma ‘preparação de terreno’ para uma futura vinda de Tite, Cleber afirmou que o Alvinegro colocou as expectativas nessa nova fase da carreira dele e não tem como ‘voltar atrás’. O técnico revelou se sentir acolhido pela diretoria e projeta vida longeva no cargo.
“Minha decisão é seguir carreira solo. Tite iria ao Corinthians e eu não iria com ele. As reuniões que teve antes do Corinthians não tiveram minha participação, nem conversamos sobre isso. Sou profissional de 24 anos de parceria com ele, poderia ter tomado a decisão antes. Mas pela relação, confiança, qualidade dos trabalhos. Continuei fazendo a função por me sentir bem. Mas a partir do momento que tomo a decisão, não tem como voltar atrás. Fui acolhido pelo presidente Marcelo, Pedro, para começar o trabalho num clube gigante. O Sampaio, Serginho, tenho relação muito forte com o Clodoaldo, outro fenômeno. Viajou conosco na seleção. É uma decisão minha, começo num grande clube, cheguei para ficar. Espero renovar meu contrato. Espero ficar a maior parte do tempo no clube. É uma ideia de permanência grande e espero que isso aconteça, mas como treinador”, completou.
Leia também: Santos oficializa a contratação do técnico Maurício Copertino e do auxiliar Marcos Basílio para o Sub-20
Por fim, Cleber admitiu que poderá receber muitas comparações em relação aos trabalhos de Tite e não vê ‘o que temer. Brincou sobre a possibilidade de conquistar tantos troféus quanto o treinador e ele já levantaram juntos. O profissional espera que os resultados sejam nivelados em trabalho solo.
“É inevitável que vá acontecer. São 24 anos de parceria. Um cara que tenho relação muito forte, me deu espaço para comandar equipes grandes e seleção brasileira. Não tenho como temer. Ficarei contente se eu nessa carreira conquistar metade dos títulos que conquistamos, apresentando futebol como apresentamos. Espero conseguir isso, me proponho a isso. Nos últimos 17 anos trabalhamos em quatro lugares. Inter, Corinthians, seleção e Flamengo. Não é cultura do Brasil, permanecemos pelo trabalho bom, conquistando e, principalmente, com boa gestão dos atletas e estafe. Uma unidade que quero pregar no Santos. Se eu conseguir isso, a comparação com ele vai ser inevitável pelo lado positivo. E é isso que eu espero”, concluiu.
Assisti alguns canais repercutirem entrevistas que ele concedeu e pelo que falou se assemelha mais com o estilo do Caixinha pelo que entendi, não quer ligação direta, marcação alta, transição rápida…
Vamos apoiar
Assim que o Tite voltar a trabalhar, a comissão técnica será desmontada e o Santos terá um árduo trabalho pra remontar.
Inclusive, o filho do Tite postou a seguinte frase:
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é a vontade de Deus”
Ou seja, o coração dele não queria estar no Santos.
Muito se fala sobre a baixa no número de torcedores, mas quem vai iniciar torcendo para um clube falido e com “dono”. O Santos é SAF mesmo não sendo SAF nas mãos desses parasitas.
Achavam que Neymar seria a salvação, cada uma…
É por essas e outras que NINGUÉM respeita mais o Santos, o gigante Santos Futebol Clube.
E a tendência é piorar.
Odílio, Modesto, Peres, Rollo, Rueda e o retorno do maior egocêntrico… Me admira esse clube ainda estar “vivo”.
Cedo ou tarde, esperamos mais cedo do que tarde, o Santos vai virar uma SAF. Esperamos que a próxima diretoria seja de executivos isentos, que de fato queiram o melhor para o Santos e preparem o terreno para uma SAF, mas uma SAF com uma administração profissional de ponta e focada no futebol…não de aventureiros que queiram apenas ter lucro a curto prazo. Tem que ser um grupo que já tenha algum grande time na Europa e Asia.
Me parece que ele tem boas ideias quanto ao futebol
tomara que de certo, mas não será fácil exigir desse elenco um futebol competitivo e moderno
Para ele e para o Santos esse contrato é uma grande e arriscada aposta… Não vejo Tite querendo voltar para o futebol aqui no Brasil e não vejo mercado para ele fora do Brasil, assim Tite não é uma preocupação
Vamos apoiar a nova CT tendo consciência que os primeiros jogos serão muito complicados e de ajuste, não podemos esperar milagres
Óbvio que o Tite com o currículo que tem não iria aceitar treinar o Ninguém F C, aí sobrou o auxiliar e o filho que para não ficar parados resolveram aceitar o convite pra ver o que dá e livrar um bom dinheiro , igual na várzea quando o treinador do time não aparece para o jogo pois bebeu demais no dia anterior ,pega se qualquer um da torcida e coloca la esse é o Ninguém F C que não irá fazer 15 pontos no primeiro turno do Brasileiro!!
Não cabe ao santista verdadeiro ficar especulando aqui e acolá. Vejo aqui mesmo muitos torcedores ácidos, onde o cara nem conversou direito com os jogadores e já estão queimando o técnico. Cabe apoiar e torcer que dê certo. De torcedor parasita e negativo o time não precisa agora. Assistam por favor pela TV aos jogos e não vão à Vila por favor, não fazem falta alguma.
Falou bonito igual ao caixinha de merda, lisca doido e todos os outros, quem não se lembra de Jesualdo kkkkkk.
Espero que seja determinado e não cometa os erros primários que esses outros cometeram.
Mais um que acreditou na Pinóquio, vida curta no Santos.