
Maurício Copertino é o novo técnico do Sub-20 (Crédito: Divulgação)
O Santos oficializou a contratação do técnico Maurício Copertino e do auxiliar técnico Marcos Basílio para o Sub-20. O Diário do Peixe informou sobre a chegada do treinador ainda no domingo, que veio por indicação de Vanderlei Luxemburgo e com a ideia de dar mais de deixar a ‘última’ categoria de base do clube mais perto do profissional, com cobranças e treinamentos mais próximos da equipe principal.
“Estou muito feliz. Iniciei aqui com 14 ou 15 anos e retorno 40 anos depois. Sou muito grato a esse clube, de verdade, tudo começou aqui para mim. Estou muito motivado para realizar um grande trabalho à frente da equipe Sub-20. Está sendo um enorme prazer receber esse convite para voltar a representar o gigante Santos Futebol Clube, uma das camisas mais pesadas do mundo”, declarou Copertino.
Também informamos sobre o Marcos nesta quarta. Menino da Vila, o ex-volante já trabalhou como técnico no Jabaquara, na Portuguesa santista e estava no EC São Bernardo.
Natural de Santos (SP), Maurício Copertino teve sua formação como zagueiro nas categorias de base do Santos FC e, como profissional, atuou pelo Peixe entre 1993 e 1995. Ao fim da carreira como atleta, tornou-se treinador e, como auxiliar técnico, acumula passagens pela Seleção Brasileira de base (Sub-20 e Sub-23), além de grandes equipes como Internacional (RS), Figueirense e Avaí (SC), Atlético e Cruzeiro (MG), Náutico (PE), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Tianjin Quanjian (China), Bahia (BA), Vasco da Gama (RJ), Palmeiras e Corinthians (SP).
Leia também: Emprestado pelo Santos, CRB teria de pagar multa milionária para ter Hayner na Copa do Brasil
Na função de treinador, Maurício Copertino comandou Zhejiang Yinteng (China), Bani Yas (Emirados Árabes Unidos) e Ferroviário (CE), sendo último trabalho, na temporada passada. No novo desafio, Copertino destacou a responsabilidade de assumir
“Os maiores jogadores da história do esporte foram criados aqui na base do Santos. É simples assim, o Santos teve o maior time de futebol de todos os tempos, com diversos jogadores extra classe formados aqui em diferentes épocas. Realmente é um clube que tem em seu DNA revelar grandes craques e praticar um jogo ofensivo. Isso já é uma marca do clube e isso é algo que a gente respeita muito”, completou.
O Sub-20 teve a saída do técnico Leandro Zago, que foi para o Atlético-MG, no fim de março. Desde então, teve o comando de Fabrício Monte, que era o auxiliar do antigo treinador, e esteve a frente na Copa Ibrachina, no Brasileiro e na estreia do Paulista no último fim de semana.