Clube da Costa Rica lança uniforme em homenagem o Rei do futebol (Crédito: Adrián Escalante/ Sporting FC)

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que nos deixou no final de dezembro vítima de complicações de um câncer, segue ganhando homenagens ao redor do mundo. O Sporting FC, clube da primeira divisão da Costa Rica, apresentou seu terceiro novo uniforme, com destaque ao ex-camisa 10 e à camisa do Santos.

O ‘garoto propaganda’ do lançamento é o zagueiro brasileiro Henrique Moura, ex-Goiás e Remo. Nas redes sociais, ele destacou a importância do Rei do futebol e também falou sobre a história em que Santos e Pelé construíram juntos.

“A maior representação do futebol brasileiro, não só do futebol, mas do povo brasileiro, sempre foi e sempre será o Pelé. Desde moleque a gente aprende a gostar e amar o futebol, tudo o que o Pelé fez ao futebol brasileiro. Graças ao Pelé, essa camisa alvinegra do Santos foi conhecida mundialmente. O Rei Pelé será eternamente alvinegro”, disse Henrique.

No modelo da camisa, uma coroa em alusão ao Pelé, além da frase ‘O Rei’ nas mangas. O clube destacou que todo o lucro nas vendas dos uniformes serão revertidos para uma instituição de caridade.

“Apresentamos nosso terceiro uniforme em honra ao maior alvinegro da história”, disse o clube.

História recente de um costarriquenho no Santos

O Santos teve em seu elenco profissional o meia Bryan Ruiz, um dos maiores jogadores da história do país. Ele chegou ao Peixe com status de estrela em 2018, após disputar a Copa do Mundo. Foi recebido com festa por torcedores no aeroporto e apresentado com pompas na Vila Belmiro.

No entanto, o jogador não vingou. Ao todo foram 12 jogos e nenhum gol marcado. Em 2019, no início dos trabalhos de Jorge Sampaoli, o meia alegou problemas nas costas por não estar conseguindo acompanhar o ritmo dos treinos. Desde então, passou a treinar com a equipe Sub-23 antes de sua saída.

Em dezembro de 2019, Ruiz anunciou sua aposentadoria do futebol. O Alvinegro, porém, ainda vem pagando um acordo com o atleta: em reunião com o Conselho Deliberativo do clube ainda em outubro, o presidente Andres Rueda mostrou que o Santos ainda precisa pagar R$ 5,5 milhões a Bryan. O acordo foi fechado em 30 parcelas.

Leia também: