Antes de ser profissional, Gabigol brilhou nas categorias de base do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Ele tem apenas 21 anos, mas já escreveu seu nome na história do Santos. Com o gol de pênalti diante do Internacional, o atacante Gabigol entrou na lista dos 10 maiores artilheiros do Santos após a era Pelé. O jogador já soma 69 gols com a camisa santista em 182 jogos.

Além da marca atingida recentemente, Gabigol já havia marcado o seu nome na história do Peixe na primeira passagem pelo clube: foi dele o gol de número 12 mil, em 2014, quando o atacante tinha apenas 17 anos, na goleada diante do Botafogo-SP, por 5 a 1, na Vila Belmiro.

“É muito gratificante fazer parte desta lista, uma honra para mim como jogador e também torcedor do Santos. É um clube que sempre contou com grandes jogadores e artilheiros. Espero seguir ajudando o Santos da melhor maneira possível, com gols, assistências… É como eu sempre digo, o Santos em primeiro lugar”, disse Gabigol ao Diário do Peixe.

Gabigol retornou ao Santos no final de janeiro deste ano, após ser negociado com a Inter de Milão, da Itália, em agosto de 2016 por quase 100 milhões de reais. Na Europa, o atacante não emplacou. Apesar das poucas chances, apenas 328 minutos em campo na Itália, a Inter decidiu que o jogador precisava ganhar experiência e emprestou o atleta ao Benfica, de Portugal.

Na equipe portuguesa, porém, o atual camisa 10 do Peixe também teve poucas oportunidades: apenas 165 minutos. Após marcar apenas um gol por cada time em um ano e meio de Europa, Gabigol retornou. Na temporada, o atacante fez 25 jogos e anotou 12 gols, o suficiente para ultrapassar Elano, antigo 10º colocado com 68 tentos anotados.

Confira o top10 dos artilheiros do Peixe após a Era Pelé:

1º Neymar – 138 gols

2º Robinho – 111 gols

3º Serginho Chulapa – 104 gols

4º João Paulo – 103 gols

5º Juary – 101 gols

6º Ricardo Oliveira – 91 gols

7º Kléber Pereira – 86 gols

8º Guga – 74 gols

9º Giovanni – 73 gols

10º Gabigol – 69 gols