O Santos fez o que quis em Teresina e passou por cima do Altos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Três dias depois da dolorosa goleada sofrida diante do Ituano, o Santos se recuperou com uma goleada ainda maior. Em Teresina, o Peixe fez 7 a 1 no Altos nesta quarta-feira e conseguiu de maneira bastante cômoda a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, já que a primeira etapa do torneio é disputada em jogo único.

Na sequência da competição, o Santos vai enfrentar o América–RN, que se classificou com um empate por 0 a 0 com o Sobradinho, fora de casa. A segunda fase também será disputada em jogo único.

É preciso ser honesto e admitir: nos primeiros dez minutos da partida, parecia que o pesadelo de domingo em Itu não havia acabado. O Altos quase marcou um gol em um contra-ataque e, logo na sequência, não ficou no quase. Após uma furada de Carlos Sánchez na área do Peixe, Luizão abriu o placar. Os jogadores do Santos estavam claramente assustados.

O destino do jogo, porém, mudou aos 11 minutos, quando Luiz Felipe (em posição irregular, diga-se) igualou o placar com um gol de cabeça. Foi o suficiente para esfriar o entusiasmo dos donos da casa.

Muito ofensivo como sempre, o Santos de Sampaoli pressionava bastante a defesa do Altos e as falhas do adversário começaram a aparecer aos montes. O gol da virada saiu em um cruzamento de Copete que Derlis Gonzáles finalizou com precisão. E, depois disso, virou passeio. Alison fez seu gol com uma gigantesca ajuda do goleiro Andrade e Carlos Sánchez marcou duas vezes – na primeira delas, com um golaço de cobertura.

Com 5 a 1 no placar, a questão era somente saber qual seria o tamanho da goleada. Mesmo tirando o pé no segundo tempo, o Santos teve várias oportunidades para fazer mais gols e finalmente voltou a balançar a rede aos 27, com o venezuelano Soteldo, que “imitou” Sánchez e também marcou por cobertura. Depois, Diego Pituca também entrou na festa, marcando o sétimo gol do Peixe.

É verdade que o adversário era bem fraco, mas nada melhor depois de levar uma goleada do que vencer por uma goleada maior ainda.

FICHA TÉCNICA

Altos 1 x 7 Santos

Copa do Brasil – Primeira Fase

Local: Estádio Albertão, em Teresina
Gols: Luizão, aos 5, Luiz Felipe, aos 11, Derlis González, aos 24, Alison, aos 25, e Carlos Sánchez, aos 28 e aos 40 minutos do 1º Tempo; Soteldo, aos 27, e Diego Pituca, aos 37 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Renato Santos
Cartões vermelhos:
Renda: R$ 84.940,00
Público: 4.407

Altos: Andrade; Caíque, Renato Santos (Netinho), Ramon Baiano e Tiaguinho; Dos Santos, Jorginho, Júnior Paraíba, Ancelmo (Wesley) e Eder Guerreiro; Luizão (Raphael Freitas). Técnico: Leandro Campos

Santos: Vanderlei; Luiz Felipe, Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Alison, Diego Pituca, Jean Mota (Soteldo), Carlos Sánchez (Eduardo Sasha) e Copete; Derlis González (Sandry). Técnico: Jorge Sampaoli