Soteldo chegou a ser cogitado por outros clubes brasileiros nesse início de ano (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos renovou o contrato do meia-atacante Soteldo até 2028. A ideia do Peixe foi reforçar o projeto esportivo com o venezuelano depois da possibilidade de sua saída para o Atlético-MG. O jogador teve uma conversa com o técnico Pedro Caixinha sobre o planejamento do clube e o treinador reforçou que o ‘baixinho’ está nos planos.

A prorrogação do vínculo foi regularizada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta quarta-feira (12), com aumento salarial para o atleta. Soteldo tem seis partidas e duas assistências na temporada. Ao todo, pelo Alvinegro ele soma 150 confrontos e 21 gols marcados, sendo o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube.

Leia também: Santos é absolvido no TJD por chinelo arremessado e Caixinha advertido por expulsão em clássico

Soteldo retornou ao Santos no início da temporada após passar o último ano emprestado ao Grêmio. O retorno do jogador dividiu a diretoria santista. A Torcida Jovem, maior organizada do time, chegou a publicar uma nota de protesto de insatisfação com o retorno do atleta. Porém, Soteldo recebeu apoio da torcida na Vila e já foi aplaudido ao sair de campo.

Contratado em 2019 junto ao Huachipato (Chile), ele chegou e vestiu a camisa 10, sendo destaque na equipe de Sampaoli que chegou à final da Libertadores com Cuca. O Peixe então precisou vender o jogador diante de TransferBan. Depois de passagem pelo Toronto (Canadá), o atleta atuou pelo Tigres (México) e foi emprestado de volta ao Alvinegro em 2022.

No ano seguinte, o clube comprou Soteldo em definitivo. Mas o atleta sofreu com lesões, apresentou um futebol que oscilou na campanha do rebaixamento no Brasileiro e chegou até a ser afastado. Soteldo foi então emprestado ao Grêmio ano passado e retornou ao Peixe no início de 2025.