
Romarinho está sem clube após termino de contrato (Foto: Divulgação / Al Rayyan)
O Santos analisa a contratação do atacante Romarinho, de 34 anos, que está livre no mercado desde o fim do contrato com o Al Rayyan, do Catar. O nome conta com o aval do técnico Cléber Xavier, que trabalhou com o jogador no Corinthians entre 2012 e 2014, quando era auxiliar de Tite.
A diretoria santista tem como prioridade a chegada de ao menos dois atacantes nesta janela de transferências. A ideia é contratar jogadores que cheguem para disputar vaga no time titular.
Romarinho não atua no Brasil desde 2014, quando deixou o Corinthians para jogar no futebol do Catar. Em sua passagem pelo clube paulista, participou de títulos importantes e foi decisivo na final da Libertadores de 2012, ao marcar o gol de empate contra o Boca Juniors, na Bombonera, no jogo de ida da decisão. Também esteve no elenco que venceu o Mundial de Clubes naquele mesmo ano.
Depois de sair do país, Romarinho acumulou passagens por El Jaish (Catar), Al Jazira (Emirados Árabes Unidos), Al Ittihad (Arábia Saudita), Neom (Arábia Saudita) e Al Rayyan (Catar). Ao todo, somou 394 jogos, 201 gols e 57 assistências em dez temporadas no futebol árabe.
O atacante rescindiu com o Al Rayyan após uma temporada com poucas partidas, mas números expressivos: foram 21 jogos, 11 gols e 5 assistências. Ele trocou o Neom pelo clube do Catar em meio a um episódio de risco de punição por doping, após ter tomado um medicamento durante tratamento de fertilidade com a esposa. Apesar do susto, foi absolvido e ficou apto a seguir jogando. Com isso, no Al Rayyan, entrou em campo apenas pela Champions Asiática — foram três partidas antes da eliminação do time na fase inicial.
Romarinho iniciou a carreira no Rio Branco-SP, em 2010, passou por São Bernardo-SP e RB Bragantino, até chegar ao Corinthians, onde viveu o auge no futebol brasileiro. Livre no mercado, o jogador pode assinar sem custos por direitos econômicos. O Santos monitora a situação e avalia avançar nas tratativas.