
Robinho foi preso no dia 21 de março de 2024 (Foto: Reprodução)
Robson de Souza, o Robinho, ex-jogador do Santos, completou um ano na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo. Desde que foi preso, o ex-jogador mantém uma rotina que inclui partidas de futebol com outros detentos, estudos em cursos profissionalizantes e práticas religiosas.
O Diário do Peixe entrou em contato com familiares de Robinho, que confirmaram que ele segue praticando futebol no presídio durante o banho de sol. Os jogos acontecem em um campo de terra e os times são formados de maneira espontânea pelos próprios detentos. Diferente do que ocorre em algumas unidades prisionais, não há campeonatos internos. Os presos podem receber chuteiras de seus parentes, o que permitiu que Robinho jogasse com calçados adequados. Além do futebol, ele também faz corridas dentro do pátio da penitenciária.
O ex-jogador segue acompanhando a carreira do filho, Robson Júnior, que atualmente está no Sub-20 do Santos e participa de treinos com o elenco profissional. A família informa Robinho sobre a evolução do filho, e ele mantém contato com conselhos e mensagens. A volta de Neymar ao Santos também foi motivo de conversa, principalmente porque o camisa 10 passou a ter uma relação próxima com Robson Júnior, algo que Robinho considera uma repetição do que aconteceu entre ele e Neymar em 2010.
Buscando remissão de pena, Robinho concluiu um curso profissionalizante de “Eletrônica Básica, Rádio e TV”, realizado na modalidade de ensino à distância. O curso tem carga horária de 600 horas e foi concluído entre abril e setembro do ano passado. Com isso, em janeiro deste ano, a defesa do ex-jogador solicitou à Justiça a redução de 50 dias de sua pena de nove anos. O pedido foi feito com base na Lei de Execuções Penais, que permite a redução da pena por meio de trabalho e estudo. A solicitação ainda aguarda uma decisão.
Além do curso já concluído, Robinho adquiriu novos materiais de estudo. Ele está matriculado em um curso de espanhol, com 340 horas de duração, e outro de agropecuária, com 450 horas. Ambos são oferecidos pelo Instituto Universal Brasileiro e também são realizados à distância. O curso de espanhol tem custo atual de R$ 204,75, enquanto o de agropecuária custa R$ 309,75.
O ex-jogador também se inscreveu para trabalhar dentro do presídio, mas ainda aguarda na fila de espera por uma vaga na Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), responsável pela administração do trabalho dos detentos. Dentro da P2 de Tremembé, existem fábricas que produzem carteiras e cadeiras escolares, fechaduras e produtos de limpeza. Além disso, Robinho participa do “Clube da Leitura”, programa interno que incentiva a leitura e pode contribuir para a remissão da pena.
A defesa de Robinho ainda terá que esperar ao menos mais dois anos para solicitar sua progressão ao regime semiaberto. Segundo a Lei de Execuções Penais, condenados por crimes hediondos devem cumprir pelo menos 40% da pena em regime fechado antes de terem direito à mudança. Como a sentença de Robinho é de nove anos, ele precisa cumprir três anos e seis meses antes de um pedido ser protocolado. Com um ano já cumprido, restam dois anos e meio até que a defesa possa entrar com essa solicitação.
Caso consiga a progressão, Robinho teria direito ao regime semiaberto, em que os presos podem trabalhar fora da unidade prisional durante o dia e retornar à noite. Além disso, essa fase da pena permite a concessão de saídas temporárias, autorizadas pela Justiça como forma de ressocialização dos detentos. Pela legislação atual, presos nesse regime têm direito a até quatro saídas temporárias por ano.
Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão por participação em um estupro coletivo ocorrido em Milão, em 2013, quando era jogador do Milan. A sentença foi confirmada em todas as instâncias na Itália e, em março de 2024, o ex-jogador foi preso no Brasil após o Supremo Tribunal Federal negar um pedido de habeas corpus. A detenção ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizar a execução da pena no Brasil.
Com três passagens pelo Santos, Robinho disputou 253 jogos pelo clube e marcou 111 gols. Conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2002 e 2004, os Campeonatos Paulistas de 2010 e 2015 e a Copa do Brasil de 2010. Em 2020, chegou a ser recontratado pelo Santos, mas a repercussão negativa do caso fez com que o clube suspendesse o contrato antes mesmo de sua reestreia.
Nem li.
Estuprador não merece matéria num site dedicado ao Santos futebol clube.
Lamento que você não tenha lido, perdeu uma ótima matéria sobre um ídolo do Santos Futebol Clube, que cometeu sim seus erros e está pagando por eles, e um dia vai sair da cadeia, pois todos merecem uma segunda chance.
Não perdi nada. Só me coloco no lugar da família dessa vítima. Se fosse minha irmã, mãe, esposa ou filha, jamais iria perdoar.
Que ele mofe na cadeia.
Vcs que defendem pátria, Deus e família, deviam ser envergonhar de defender um criminoso como ele.
Se vc conhecesse o mundo do futebol,ficaria chocado com a normalidade desse caso dessa moça com o Robinho.
Ele não é inocente,mas a moça não é tão pura…fosse pura não estaria naquele lugar,naquela situação (embriagada ou drogada não sei)naquela hora.
É fato que mulheres e jogadores de futebol na noite,Não estarão rezando…
Diogo o perdão é maior que a vingança,a compaixão é mais forte que a raiva,da mesma medida que julga você será julgado pense nisso !
Mais um perseguido por racismo e mídia nojenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os erros dele fora de campo não apagam o quê ele fez dentro de campo pelo clube, ele é sim um ídolo do Santos.
Para mim podem falar o que quiser, ele e foi e sempre será Ídolo meu e eu por tudo que eu acompanhei do Caso não foi estupro e ele caiu no golpe da máfia da russa isso acontece demais na Europa…. Mas torço para sair logo da cadeia…
Pq não estuprou sua filha. Se fosse, eu duvido vc dizer isso.
Até parece que o cara pegou alguém a força, essas putas que vão nesses role de milionários já sabem oque vai rolar por lá, deu porque quis mas a realidade é outra é muito dinheiro envolvido aí nesse meio
Já comentei isto algumas vezes e vou repetir novamente, ele errou feio (foi um canalha) e está pagando a pena que foi imposta pela justiça, tudo dentro do esperado como prevê a lei.
Em relação a sua história profissional, podem até tentar apagar isto ou fingir que ele nunca passou pelo clube, mas isto não é possível.
O Santos só voltou a ser o Santos vencedor graças a ele (o maior responsável) e sua geração de 2002, na minha opinião este cara é até mais importante que o Neymar na história do clube.
Parece que foi ontem (15/12/2002), gritei campeão de algo importante pela primeira vez na vida depois de tanta espera, eternamente grato por este dia.
Melhor comentário. Fingir que qualquer uma das duas coisas não existiu não é possivel.
Todos comentários interessantes, refletindo o ângulo e o ponto de vista de cada um de nós. Porém não podemos esquecer que em um prostíbulo não existe estupros. Uma boate é e foi e sempre será um prostíbulo.
A justiça se faz comparando o caso concreto ante o abstrato da lei. Nesse caso, o fato concreto foi bem etéreo. Pode ser que, como concreto, tenham considerado o fato de ele ser negro e estrangeiro
Robinho, para mim, foi o mais importante jogador da História do Santos depois que Pelé parou. Muito mais importante que Neymar. Ponto. Como cidadão, é um ser abjeto, supera o nojento. Quem ouve os áudios dos grampos feitos pela Justiça italiana, se tiver um mínimo de dignidade, fica com vontade de vomitar. É lamentável que alguns nojentos igual Robinho tenham coragem de defendê-lo aqui. Certamente não têm mulher ou filhas. Se tiverem, as levem para uma visitinha no presídio.
“Robinho, para mim, foi o mais importante jogador da História do Santos depois que Pelé parou”
INEGÁVEL. PESO GIGANTESCO NA HISTÓRIA DO CLUBE. NÃO FOSSE ELE. PODERÍAMOS ESTAR JOGANDO SÉRIE D COM A LUSA.
Não está se falando de um jogador e se de um estuprador,vamos ter mais empatia,afinal ele cometeu um crime e tem que pagar
ESSE NÃO PIPOCAVA PRA GAMBAZADA…
VEJAM O RETROSPECTO … SÓ UMA DERROTA E EM JOGO Q NADA VALIA….
JOGOS CONTRA A GAMBAZADA PASSAVA O RODO SEMPRE!!!!!
DESDE Q ME ENTENDO POR SANTISTA FOI O MELHOR Q VI JOGAR E VESTIR O MANTO!!!! ÍDOLO ETERNO!
Estuprou ,crime hediondo tem que pagar!! Os que defende não espero que a filha , irmã , mãe o patente próximo passe por isso ,ou é dos idiotas deus, pátria e família que não falha um como foi Robinho !!(
Acho cômico quando falam de estrupo nessa história, ok então podem fazer um cercado no Brasil e colocar muita gente dentro dele pois o que mais sabemos por aqui e casos iguais a esse nas noitadas brasileiras, tenho filha e como Pai oriento a ela para os cuidados mas sabemos que tem vários casos de pessoas que se oferecem para para tirar proveito e facilidades financeiras e depois alegam estrupos,.já teve Neymar como prova e outros casos também..então cuidado quando.se fala de estrupos isso e forte, pois precisa se saber o que realmente e isso…e como se acontece…
O Tião estuprador era um ótimo pedreiro e sendo um ótimo pedreiro o estupro não tem relevância.
Vão para o inferno vcs que defendem estuprador, lugar de estuprador é 7 palmos embaixo da terra e o Robinho é estuprador, chega de passar pano só pq é famoso, vc que defende esse bandido queria ver se fosse com sua filha , aí vc viria aqui e falava olha o Robinho estuprou minha mas oq ele fez dentro de campo me faz perdoar, vão para o inferno junto com ele.
Eu acho que tem que pagar pelo erro, a única coisa é que ele foi condenado na Italia e o STF confirmou a pena aqui, já um ladrão foi condenado em Curitiva, está cometendo crimes de novo, e pasme! Na presidência da republica , o STF julgou Curitibia foro inadequado, só pra deixar registrada a farsa que é a inexistente justiça no Brasil.
No mais ele tem pagar pelo erro mesmo.
Errou tem que pagar, como está dentro da lei, realmente seus audios foram nojentos, e que se cumpra a lei!
Agora, se hoje sou Santista é graças a geração de 2002 se não fosse ela, seria um Corinthiano, e tenho certeza que muitos Santistas torcem para o Santos, devido a geração de 2002, não tem como apagar o peso histórico do Robinho com a camisa do Santos, camisa com o Patrocínio inesquecível da Bombril, isso jamais irei esquecer, do titulo de 2002 em cima do Corinthians!
O departamento jurídico deveria promover palestra para a garotada da base acerca desse assunto. Nos últimos anos vimos vários casos de jogadores ricos curtindo a vida adoidado, sem medir as consequências, até que um dia a conta chegou.
A formação do atleta também envolve o comportamento extra-campo.
Na sua ignorância, o Robinho custou a perceber o tamanho da encrenca em que estava metido.
Só vejo aí alguns comentários aí maldosas aí.
Sem esquecer que a mulherada de hoje posso chamar de putas da vida .
Ninguém aqui tá pra julgar.
Robinho pode sair vamos jogar n santos..
Foda se essa sociedade do caralho