Jogo não saiu do empate por 0 a 0 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos empatou com o Grêmio pelo placar de 0 a 0, em partida que válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). Com o resultado, o Peixe ocupa a 4ª colocação no Grupo B, com 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas com 7 gols marcados e 5 sofridos.

Na próxima rodada da competição nacional, a equipe Sub-23 do Santos viaja a Flores da Cunha (RS), onde enfrenta o Juventude, às 15 horas da próxima quinta-feira (22).

O jogo

A partida começou com muito equilíbrio entre as equipes e a primeira grande jogada de ataque dos Meninos da Vila surgiu aos 18 minutos de jogo. Da área de defesa do Santos, Robson Reis lançou Rwan Seco, que partiu em velocidade na direção do gol. Ele dominou a bola na entrada da área, se livrou da marcação e mandou chute rasteiro para o gol, fazendo a bola passar a poucos centímetros da trave direita do goleiro Hugo.

Com 20 minutos jogados, Lucas Lourenço recebeu na entrada da área, fintou dois marcadores e foi derrubado, mas a jogada prosseguiu porque a bola caiu nos pés de Fernandinho. O atacante santista mandou, de fora da área, belo chute colocado e a bola ia se encaminhando para o ângulo direito de Hugo. No entanto, a bola tocou caprichosamente na junção entre a trave e o travessão e, no rebote, a defesa gremista afastou o perigo.

A partir de então, o Santos passou a criar mais jogadas ofensivas. Aos 30, Rwan Seco por pouco não abriu o placar. Lucas Lourenço avançava pela intermediária quando viu Moraes aberto pela direita. O camisa 11 bateu para o gol, mas com o desvio a bola acabou chegando a Rwan Seco, na marca do pênalti. Sem muito tempo para pensar, Rwan tentou de voleio e a bola passou com perigo à direita do gol.

Pouco depois, o Santos conseguiu contra-ataque vindo mais uma vez dos pés de Lucas Lourenço, que levou a bola da defesa ao campo de ataque e encontrou Rwan Seco. Com categoria, o centroavante se livrou dos marcadores e finalizou para defesa de Hugo em seu canto inferior direito. Já aos 40 minutos, Lucas Lourenço deu novo passe açucarado, encontrando Moraes dentro da grande área. O atacante girou sobre a marcação e finalizou à esquerda da meta adversária.

No início da segunda etapa, os Meninos da Vila tentaram algumas finalizações de longe, mas sem sucesso. Esbarrando na forte marcação adversária, a equipe Sub-23 do Santos FC só conseguiu uma chance real de marcar no segundo tempo aos 22 minutos. Moraes recebeu pela direita da grande área e cruzou para Rwan Seco, que brigou no alto com os defensores, fazendo a bola chegar aos pés de Fernandinho. Prontamente, o atacante santista mandou um forte chute rasteiro para o gol, mas a bola acertou o pé da trave direita de Hugo, frustrando a melhor chance de abrir o placar até então.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Victor Braga cruzou para a área e Moraes ajeitou para Kevin Malthus, que estava na entrada da área. De primeira, ele chutou forte para o gol, mas Hugo fez defesa espetacular no alto, jogando a bola para escanteio. Na cobrança pela direita, Mikael Doka encontrou Felipe Carvalho, que cabeceou no primeiro pau para nova defesa de Hugo, que assegurou o 0 a 0 no placar.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 0 X 0 GRÊMIO
Local: Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Data: quinta-feira, 15 de julho de 2021
Horário: 15h
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Anderson José de Moraes Coelho
Santos FC: Paulo Mazoti; Sandro Perpétuo (Felipe Carvalho), Dérick, Robson Reis e João Cubas; Kevin Malthus, Victor Yan (Mikael Doka) e Lucas Lourenço. Fernandinho (Victor Braga), Moraes e Rwan Seco. Técnico: Thiago Lima
Grêmio: Hugo; Thomas Luciano, Ericson, Emanuel e Thiago Rosa (Jefferson); Jhonata Varela, Gazão e Pedro Lucas (Bitello); Wesley, Vini Paulista (Juan Christian) e Elias Manoel (Émerson). Técnico: César Lopes