Rodrygo foi o grande destaque do Santos, com três gols (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Em um dia de muita chuva em Santos, o Peixe conseguiu deixar para trás (ao menos temporariamente) as nuvens negras que o vinham perseguindo. Na Vila Belmiro, o time alvinegro goleou o Vitória por 5 a 2, com um show do menino Rodrygo, autor de três gols, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O Santos chegou a nove pontos na competição e ultrapassou o próprio Vitória e o Bahia, que foi derrotado pelo Grêmio também neste domingo. A goleada encerrou uma série de cinco partidas do time alvinegro sem vencer, contando Brasileirão, Copa Libertadores da América e Copa do Brasil.

O primeiro tempo do Santos não foi apenas um dos melhores do time neste ano, mas um dos mais impactantes nas últimas temporadas. A equipe foi para o vestiário com 15 finalizações, um número elevadíssimo (o Vitória teve três) que mostrou bem o que foi a partida. O Peixe atropelou o Vitória, que não viu a cor da bola.

Rodrygo esteve particularmente inspirado. Ele atormentou o lateral-direito Lucas e mostrou sua capacidade de fazer gols. Foram três em um intervalo de oito minutos (dos 22 aos 30), com destaque para o segundo: o garoto recebeu um belo lançamento de Diego Pituca, dançou à frente de um desorientado Lucas e marcou com categoria na saída de Elias. Uma coisa linda de ver.

O time todo do Santos esteve muito bem na primeira etapa, mas Victor Ferraz, Pituca e Renato brilharam com mais intensidade (além de Rodrygo, é claro). O quarto gol foi uma obra assinada em conjunto por Renato e Pituca: o novato mandou um cruzamento na cabeça do veterano, que não deu chance de defesa para Elias.

Depois do intervalo, o Peixe reduziu bastante o ritmo, como era esperado, e isso animou o Vitória. O time baiano fez um gol, com o ex-santista Neilton, e teve várias outras oportunidades. Em uma delas, Vanderlei fez uma grande defesa e, no contra-ataque, Rodrygo lançou Gabigol, que atravessou o campo sozinho e marcou na saída de Elias.

A poucos minutos do fim, Ramon marcou mais um para o Vitória, mas o jogo, evidentemente, já estava decidido.

FICHA TÉCNICA

Santos 5 x 2 Vitória
Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Gols: Rodrygo, aos 22, aos 25 e aos 30, e Renato, aos 44 minutos do 1º Tempo; Neilton, aos 17, Gabigol, aos 28, e Ramon, aos 38 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Kanu, Rodrigo Andrade, Wallyson e Lucas Marques
Cartões vermelhos:
Renda: R$ 82. 830,00
Público: 3.887 presentes

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo (Gustavo Henrique), David Braz e Dodô; Renato, Diego Pituca e Jean Mota; Rodrygo (Copete), Eduardo Sasha (Léo Cittadini)) e Gabrigol. Técnico: Jair Ventura
VITÓRIA: Elias; Lucas, Kanu, Aderllan e Pedro Botelho; Rodrigo Andrade (Ramon), Uillian Correia (Lucas Marques), Neilton, Rhayner e Lucas Fernandes (André Lima); Wallyson. Técnico: Vágner Mancini