O atacante Soteldo criou as principais chances do Santos no clássico (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Mesmo jogando quase todo o segundo tempo com um jogador a mais (Danilo foi expulso), o Santos perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na noite deste domingo, no Allianz Parque, em São Paulo, em partida válida pela 27º rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Merentiel.

Com o resultado, o Santos fica na 11ª colocação na classificação, com 34 pontos ganhos. Na próxima rodada, terça-feira (27), o Peixe recebe o Athletico-PR na Vila Belmiro.

O jogo

O Santos começou o jogo no esquema 4-4-2, com Lucas Barbosa aberto pela direita na segunda linha e Lucas Braga aberto na esquerda. Soteldo ficou livre para circular pelo campo e encostar em Marcos Leonardo. A postura deu resultado e o Palmeiras não conseguiu ameaçar em todo o primeiro tempo.

A melhor chance da etapa foi do Peixe. Aos 21 minutos, Lucas Braga recebeu na esquerda de Soteldo, cortou para o meio e chutou forte, mas o goleiro Weverton fez boa defesa e mandou para escanteio.

O segundo tempo começou com o Santos ameaçando. Aos dois minutos, Soteldo fez boa jogada individual e chutou colocado, mas a bola passou raspando a trave de Weverton. Aos quatro, Lucas Barbosa arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol.

O Palmeiras ficou com um jogador a menos aos 15 minutos, após falta por trás de Danilo em cima de Soteldo. Mesmo com um a menos, o time da casa teve uma chance incrível, aos 22 minutos. Após cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobrou limpa para Rony no segundo pau e o atacante soltou a bomba, mas Eduardo Bauermann desviou de cabeça quase em cima da linha.

O time mandante teve outra chance aos 24 minutos. Dudu fez boa jogada e chutou da entrada da área, mas João Paulo mandou para escanteio.

O jogo ficou aberto. Aos 28 minutos, após boa troca de passe, a bola sobrou para Ângelo na esquerda e ele tocou para Soteldo, que bateu de primeira, mas a bola passou raspando a trave. Aos 29, após troca de passes do outro lado, Merentiel tentou de bicicleta, mas a bola passou ao lado do gol de João Paulo.

O Palmeiras abriu o placar em uma jogada que é sua marca registrada. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou para Merentiel, que dominou e chutou de virada para vencer o goleiro João Paulo.

O Santos tentou buscar o empate, mas não conseguiu ter criatividade para vencer o sistema defensivo do Palmeiras.

PALMEIRAS 1 X0  SANTOS

Data e hora: 18 de setembro de 2022, às 18h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa) e Victor Hugo dos Imazu Santos (PR)
Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa)

Gols: Merentiel, 31’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Zé Rafael e Gabriel Menino (PAL) e  Vinicius Zanocelo, Camacho, Soteldo e Marcos Leonardo (SAN)
Cartões vermelhos: Danilo (PAL)

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Mike, aos 13’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Bruno Tabata (Merentiel, aos 13’/2ºT); Gustavo Scarpa  (Gabriel Menino, aos 21’/2ºT), Dudu (Luan, aos 34’/2ºT) e Rony (Atuesta, aos 34’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

SANTOS
João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinicius Zanocelo (Carlos Sánchez, aos 21/2ºT) e Lucas Barbosa (Rwan Seco, aos 36’/2ºT); Lucas Braga (Ângelo, aos 21’/2ºT), Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico: Orlando Ribeiro