O técnico Vanderlei Luxemburgo não dever retornar ao clube (Foto: Cesar Greco)

O presidente do Santos, Andres Rueda, se reuniu nesta quarta-feira (14) com membros do Comitê de Gestão para discutir a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo retornar ao Santos como treinador. Essa proposta, porém, foi vetada. A informação foi inicialmente publicada pelo Uol Esporte.

O Peixe procurou Luxemburgo para o cargo de gerente. A contraproposta dele foi: chegaria para treinar a equipe até o final do ano e, para 2023, seria “apenas” gerente de de futebol. Ele faria parte da montagem do elenco, preparação para pré-temporada e na escolha do novo técnico. A ampla maioria recusou.

O cartola do Peixe se reuniu na noite desta terça-feira (13) para alinhar alguns detalhes do possível acordo. Luxemburgo ficou animado com a possibilidade de retornar e apresentou um projeto minucioso com informações de como gostaria de trabalhar e, na prática, como ajudaria com sua experiência os mais jovens.

A insistência para que seja o treinador foi o fato que mais afastou Luxemburgo do Santos. A diretoria do Alvinegro “sonha” com um nome de peso para o cargo de gerente, como procurou Emerson Leão e Alexandre Gallo em outras oportunidades, mas não gostaria de misturar as coisas.

Com isso, o Peixe deve buscar outro nome no mercado nos dois setores: gerente e técnico. O Plano A para assumir o lugar de Lisca era o argentino Sebastián Beccacece. O treinador, porém, não sinalizou positivamente para negociação.

Carreira recente de Luxemburgo

O último trabalho de Luxemburgo aconteceu no Cruzeiro, na Série B do ano passado. Ao todo, contabilizou oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos e conseguiu livrar a equipe Celeste de um possível rebaixamento à terceira divisão.

Recentemente, o treinador foi candidato ao Senado pelo estado do Tocantins, no Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas acabou desistindo.