Santos se prepara para enfrentar o Fluminense no Brasileirão (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Futebol faz parte da cultura nacional do Brasil. Isso não é debatível. Os times ficaram lendários na cultura popular do Brasil. Em Santos, todo dia, os jogadores praticam, suam, e sangram. A preparação é bem meticulosa, e o conhecimento dos seus rivais é imprescindível. Mas existe outro tipo de jogador, e embora não tenha tanto sangue e ossos quebrados, a preparação e treinamento para os jogadores de Texas Hold’em também são rigorosos. O Texas Hold’em é uma das modalidades mais populares de pôquer hoje em dia, e é um jogo onde uma decisão só pode ser a diferença de vitória gloriosa e derrota devastadora. 

 Quando se trata de pôquer, todo evento é uma nova história, mas os que realmente valem são os clássicos. Esses torneios emocionais e tensos não são somente uma competição entre jogadores. São batalhas, e somente quem estuda e se prepara tem vitória. 

 Os que se acham entre as elites do pôquer, competindo nos grandes clássicos são aqueles que começam seu dia bem cedo. Porque a preparação para os clássicos começa bem antes do ‘apito’. Análises de mãos e competições antigas, percepção dos tells dos adversários, e identificando padrões nas cartas são somente algumas preparações que o jogador tem que tomar. É claro, quem estuda e se prepara mais terá uma vantagem em entender o jogo melhor, e em poder adivinhar os golpes dos seus adversários. 

 O calendário de 2025 está bem cheio. O Brazilian Series of Poker (BSOP) já anunciou suas etapas:​

 Em Sauípe (BA) – Sauípe Resorts;

  • 1 a 6 de maio: Gramado (RS) – Wish Serrano Resort​; 
  • 22 a 31 de julho: BSOP Winter Millions – São Paulo (SP) – WTC Sheraton1 a 8 de outubro: Foz do Iguaçu (PR) – Wish Foz do Iguaçu Resort;​ 
  • 14 a 29 de novembro: BSOP Millions – São Paulo (SP) – WTC Sheraton.

Fora disso, o KSOP GGPoker também anunciou sua programação para o ano:​

  • 22 a 29 de janeiro: Rio de Janeiro (RJ) – Sheraton Grand Rio Hotel;
  • 2 a 8 de abril: City Center Iguazú – Argentina​; 
  • 4 a 10 de junho: São Paulo (SP) – Grand Hyatt​; 
  • 6 a 16 de agosto: Rio de Janeiro (RJ) – Sheraton Grand Rio Hotel​; 
  • 29 de outubro a 12 de novembro: Balneário Camboriú (SC) – Expocentro​. 

 Se você acha que somente preparação mental e emocional é suficiente para um atleta deste patamar, está errado. Os jogadores têm que aguentar longas horas sentados, enquanto tudo isso mantendo o foco absoluto. Para ter vantagem, os jogadores ápices praticam exercícios diários, treinando para ficar em cima da corrente de alimentação.

 Bem como seu time de futebol, os jogadores também têm uma equipe de técnicos e mentores para motivá-los, bem como para oferecer experiências e conselhos. Com auxílio assim, o jogador consegue melhorar a sua situação, e se manter focado e perigoso. 

 Em resumo, se preparar para um torneio como os clássicos de Texas Hold’em não é para os fracos. Requer dedicação, habilidade, e treino para ter sucesso, afinal poker não é um jogo de azar. E os jogadores que negam esses fatos indiscutíveis…bem, vamos dizer que às vezes o predador se torna a presa.