Matheus Lima tem contrato com o Santos até o dia 23 de maio (Crédito: Divulgação)

O meia Matheus Lima, que chegou a ser comparado a Messi no Sub-13, entra no último mês de contrato e pode se despedir do Santos. O Menino da Vila tem vínculo até o dia 23 de maio e já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.

O garoto surgiu como um fenômeno nas categorias de base do Peixe. Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um  gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.

Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17  e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes. Ele assinou o primeiro contrato profissional aos 16 anos, com multa rescisória de 70 milhões de Euros. No período, chegou a ter uma proposta para se naturalizar e jogar pela Seleção do Qatar.

Em 2022, o garoto atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois começou a sofrer uma sequência de lesões na reta final da temporada, que atrapalharam o aproveitamento do jogador. Os representantes do garoto acreditam que o clube não deu a ele a assistência necessária em muitos momentos e apressou a volta aos campos mesmo sem ele estar totalmente recuperado.

Com a proximidade do final do contrato e a pouca utilização nos jogos do Sub-20,  o Departamento de Futebol de base não queria ‘bater o martelo sozinho’ sobre a renovação. Ele foi colocado para fazer alguns treinos no principal para o Departamento de Futebol Profissional também opinar sobre o atleta. Depois do ‘diagnóstico’, a decisão ficou nas mãos de José Renato Quaresma, coordenador da base do Alvinegro. Ele fez uma proposta de renovação por três anos, mas reduzindo o salário do atleta em cinco vezes.

Matheus tem recebido alguns sondagens e a família analisa a situação. Flamengo, Sport e Goiás chegaram a consultar a situação do garoto. Neste ano, ele atuou pela Copa Ibrachina, um torneio extraoficial, ficou de fora dos inscritos da Copinha e não tem jogado pelo Brasileiro Sub-20.