Conselho Deliberativo se reune nesta quarta-feira (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Conselho Deliberativo do Santos se reúne na noite desta quarta-feira para debater dois importantes assuntos do clube. O voto à distância já nesta eleição e a possível venda do atacante Soteldo são duas das pautas que o órgão terá que deliberar.

Sobre a eleição, será feita a apresentação em plenário da empresa indicada pela Comissão Eleitoral para desenvolvimento da plataforma e auditoria. Os conselheiros, então, votarão pelo uso ou não do voto à distância no pleito deste ano. Alguns pré-candidatos, no entanto, alertam para a possibilidade de ser a reunião desta noite decidir apenas pela utilização do voto online caso o voto presencial não seja possível pelo coronavírus.

Em relação a Soteldo, além da proposta do Al Hilal, que o jogador não aceitou, existe a possibilidade de um negócio com o Huachipato , que o DIÁRIO trouxe em primeira mão.

A reportagem procurou os pré-candidatos à presidência do Peixe, pedindo a posição de cada um deles sobre os assuntos. Confira o posicionamento dos presidenciáveis:

Andrés Rueda

Voto à distância

Sou totalmente favorável ao voto à distância e acho que o Santos FC está uns dez anos atrasado em não ter implementado essa medida até hoje. Entendo que é totalmente possível de se colocar o voto à distância em prática já nas eleições de 2020, até porque centenas de instituições já fazem isso Brasil afora com Segurança.

Soteldo

Votarei contra a venda do atacante Soteldo por considerar que o valor proposto pelo clube árabe não é suficiente para amenizar os problemas financeiros do Santos FC no curto prazo. Ou seja, não conseguiríamos pagar as dívidas na FIFA e garantir os salários em dia até o final do ano, a menos que a atual diretoria consiga um acordo com o Huachipato e divulgue-o durante a reunião do Conselho Deliberativo.

Daniel Curi

Voto à distância

A tecnologia está revolucionando o futebol e mudando o mundo. É hora do Santos FC se inserir definitivamente nesse universo. Queremos tornar o Santos em exemplo de clube do século XXI, com mentalidade e não analógica, usando a tecnologia para resolver questões administrativas históricas do clube, e o voto à distância é uma delas junto com o cadastro de sócios. Sou favorável ao voto a distância. Porém, o cadastro de sócios do Santos está viciado e precisa acabar a auditoria que está sendo feita a pedido do Conselho Deliberativo nesse cadastro. Uma comissão de conselheiros apontou falhas graves e indícios de ilícitos que precisam ser esclarecidos para podermos dar, com segurança, o passo rumo ao voto à distância. Sou contra a ser nessa eleição, mas devemos trabalhar para acabar com essas dúvidas para termos segurança de 2023 fazermos o voto à distância. A inovação tecnológica pode trazer agilidade que o clube precisa para se destacar no mundo atual e no mercado do futebol.

Soteldo

O Santos está enfrentando sérias dificuldades financeiras, mas penso que vender um dos nossos principais ativos nessas circunstâncias, com esse preço abaixo do mercado uma decisão equivocada. Como especialista em gestão de empresas em crises financeiras, penso que dá para buscarmos o Huachipato e renegociarmos isso com mais credibilidade e dentro da realidade de pagamentos do clube. Perder Soteldo nesse momento é perigoso para nossas pretensões desportivas e votarei contra a venda. E estou a disposição do presidente Orlando e da gestão para colaborar para buscar saídas para a continuidade do clube, já que o Santos tem a receber apenas 3,5 milhões até o fim do ano o que não paga nem metade da Folha. Tem saídas de negociação que podemos colaborar!! Estamos a disposição!

Esmeraldo Tarquínio

Voto à distância

Voto favoravelmente. O voto à distância democratiza o processo e amplia a participação do associado. Mas, deve-se levar em consideração a dúvida existente em relação ao cadastro de sócios.
Há inconsistências e eliminações unilaterais como, por exemplo, as de 633 sócios remidos. Todos eles, se estiverem vivos, têm o direito de votar. Como ficaria a situação desses sócios? Esses elementos é que irão gerar dúvidas nos eleitores. É preciso ter atenção.

Soteldo

Voto contrário ao relatório do Conselho Fiscal. O atual momento é, sem dúvida, terrível. No entanto, não se pode sacrificar os valores que uma negociação em melhores condições, na próxima janela, traria para o clube.

Fernando Silva

Voto à distância

Somos totalmente favoráveis ao voto à distância. Queremos isso desde a promulgação do Estatuto vigente em 2011. Chegou a hora. Não tem mais desculpa de a gente não implementar o voto online

Soteldo

Nas condições apresentadas hoje, votarei contra a venda do Soteldo. Essa venda não vai melhorar em nada o caixa do Santos. Além de ser um valor reconhecidamente abaixo do valor de mercado, com o comprador tomando vantagem da nossa situação financeira, ele ainda vai 50% para o detentor dos direitos econômicos. O Santos ficaria com a metade do valor, por volta de 3,5 milhões de dólares. Mantendo o Soteldo, temos mais chances de passar nas fases da Copa do Brasil e da Libertadores e buscar este dinheiro nas premiações esportivas. No momento, acredito que este é um valor que estão aviltando o Santos Futebol Clube.

Milton Teixeira Filho

Voto à distância

Somos favoráveis ao voto à distância. Contudo, há um equívoco. Não será votado amanhã a autorização do voto a distância. O Associado, mais uma vez, está sendo induzido em erro. Está sendo votado o Parecer que confirma a eleição presencial e, como alternativa, apresenta propostas de algumas empresas para votação a distância, caso não seja possível a eleição presencial.

Soteldo

Sobre a venda do Soteldo, somos favoráveis a permanência do atleta no clube pela sua qualidade técnica. Contudo, precisamos mais informações. Dos valores propostos, quanto este valor vai impactar na situação financeira atual, em especial, na falta de entrada destes valores, quais as consequências pecuniárias o clube teria. Outra dúvida é quanto ao destino da verba que será auferida. Caso seja positivo para o Santos, poderemos mudar de ideia. Vamos avaliar no contexto se a saída do Soteldo vai refletir diretamente na campanha do time neste momento. Pela importância dele no elenco e pelo seu bom momento.

Ricardo Agostinho

Voto à distância

Somos absolutamente favoráveis ao voto online já para a eleição de 2020. . Apresentei na última sexta-feira (16/10), um documento de viabilidade da Votação Online tanto em relação a aspectos técnicos, quanto financeiros. O clube só não fará se não quiser. Temos inclusive, desde a última semana, chamado a #votoonlinenosfc diariamente em nossas redes. E mais do que isso: a votação no Conselho que vai deliberar pela votação online precisa ser aberta para que os sócios saibam como cada Conselheiro vota. A votação online para presidente não pressupõe eliminar a presencial. Todo sócio poderá escolher.

Soteldo

Entendemos que o clube passa por dificuldades financeiras. Mas negociar um jogador importante por quase metade do seu valor de mercado já era ruim. O Transfermarkt, plataforma mundialmente estabelecida, indica que Soteldo tem previsão para valer 15 milhões de Euros na próxima janela. Venderíamos por 7 milhões de dólares, moeda que vale menos que o Euro? A proposta atual é ainda mais absurda, porque sequer remunera os salários que pagamos jogador nesse período de plena valorização de mercado, que só aconteceu porque está no Santos. Além disso, se temos contas pra pagar, por qual motivo contratar tantas pessoas novas para um gestão de transição? Isso não aumenta a folha de pagamentos? Não era melhor deixar para a gestão que assumir em janeiro fazer suas contratações?

Rodrigo Marino

Procurado pela reportagem, mas não respondeu até publicação da matéria.

Vagner Lombardi

Voto à distância

O Parecer na Comissão Eleitoral não explica como isso vai acontecer, não fala sobre a segurança e também a questão da pessoalidade do Voto, isso me preocupa bastante juntamente com as Entrevistas que o Membro do CG deu dizendo que o Cadastro ao contrário do que está sendo alardeando ainda tem problemas, aqui tenho que registrar que já existe uma reunião com o Comitê de Transição marcada para o dia 22 onde o tema será exatamente a questão da secretária. Fica muito claro que a Votação a Distância só vai ocorrer caso a votação presencial não for possível, vejo está votação como uma forma de ENGANAR O SÓCIO E TORCEDOR pois todos acham a aprovação deixa claro que vai acontecer e não é a realidade, estamos lidando apenas com um plano B. Meu voto a respeito iria depender da explicação de como o processo vai ocorrer, se vai existir segurança e se a empresa esta preparada para executar o serviço. Sou favorável ao voto a distância, minha tendência é pelo voto sim, mas tenho por obrigação defender a instituição em sendo assim precisaríamos entender os detalhes.

Soteldo

Sou contrário a vender um jogador que é de importância comprovada ao Elenco sendo que o valor que iremos receber é inferior ao que temos que pagar por ele, sendo assim cai por terra toda a desculpa de pagar salários, não podemos vender e utilizar todo valor para pagar o próprio jogador sendo que hoje ele é mais valorizado do que quando foi contratado. Fica ainda a dúvida levantada por uma matéria de jornal que está transação ainda custaria uma comissão de 2 mi de dólares a um intermediário. Sou contra a venda