O técnico Jair Ventura só conhecerá o adversário do Peixe na quinta à noite e terá pouco tempo para preparar a equipe para o primeiro jogo das semifinais (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com o empate em 0 a 0 diante do Botafogo neste domingo, em Ribeirão Preto, o Santos precisa de uma vitória simples no jogo de volta, quarta-feira, na Vila Belmiro, para garantir uma vaga nas semifinais do Paulista. Em caso de novo empate no confronto de quarta-feira, o semifinalista será conhecido após a disputa de pênaltis.

Já o adversário do Peixe numa possível semifinal e qual o clube terá a vantagem de jogar a segunda partida como mandante só será conhecido na quinta-feira, após o jogo entre Corinthians e Bragantino, na Arena Corinthians.

A situação vai provocar um problema de logística para a reserva de hotéis, se for o caso, e até mesmo para a venda de ingressos para o primeiro jogo. Além disso, caso todos os grandes consigam a classificação, uma das semifinais terá de acontecer já no sábado ou então na segunda, já que a Polícia Militar não autoriza a realização de dois jogos no mesmo dia na cidade de São Paulo.

O DIÁRIO DO PEIXE analisa todos os cenários possíveis para os confrontos das semifinais.

PALMEIRAS X SANTOS

Se confirmar a vaga diante do Novorizontino, o Palmeiras já terá garantida a melhor campanha na soma de todas as fases. Se for o adversário do Santos, terá a vantagem de fazer o segundo jogo no Allianz Parque. O primeiro seria na Vila ou no Pacaembu, já no dia 24 ou 25.

O Santos só pega o Palmeiras se classificar para a semifinal na disputa por pênaltis. Nesse caso, a equipe somaria 20 pontos e seria ultrapassada pelo vencedor do confronto entre São Paulo (17 pontos e 6 vitórias) e São Caetano (18 pontos). Se der empate no jogo do Morumbi, o Peixe ficaria com a terceira melhor campanha mesmo se passar pelo Botafogo na disputa por pênaltis.

NOVORIZONTINO X SANTOS

É a hipótese mais remota. O Novorizontino precisaria vencer o Palmeiras por mais de três gols de diferença no Allianz Parque ou por três gols e a disputa por pênaltis. Nesse caso, a equipe do interior chegaria a 23 pontos e teria a melhor campanha (em caso de classificação do Bragantino) ou a segunda melhor (em caso de classificação do Corinthians).

No primeiro caso, valeria a mesma situação de um confronto contra o Palmeiras. No segundo, o Novorizontino pegaria o Santos em caso de classificação do Peixe com uma vitória sobre o Botafogo. E, assim como contra o Palmeiras, o time do interior teria o direito de fazer o segundo jogo como mandante.

CORINTHIANS X SANTOS

Talvez seja o jogo com maior probabilidade de acontecer. Para isso, basta o Corinthians se classificar diante do Bragantino (no tempo normal ou nos pênaltis), o Palmeiras garantir a classificação diante do Novorizontino e o Santos superar o Botafogo no tempo normal (ou nos pênaltis desde que São Paulo e São Caetano empatem). Nesse caso, o Corinthians teria a segunda melhor campanha (26 pontos) e o Peixe a terceira (22). O primeiro jogo teria mando do Santos e a decisão da vaga aconteceria na Arena Corinthians.

O confronto poderia acontecer também caso o Novorizontino passe pelo Palmeiras (ficaria com a segunda melhor campanha), o Santos se classifique nos pênaltis e o confronto entre São Paulo e São Caetano tenha um vencedor. Nesse caso, o Corinthians seria o primeiro e o Peixe, quarto.

SANTOS X BRAGANTINO

Na primeira fase a equipe de Bragança bateu o Santos por 1 a 0 na Vila. O confronto pode acontecer na semifinal caso o Bragantino passe pelo Corinthians e o Santos vença o Botafogo. Se o time do interior garantir a classificação com uma vitória, chegará a 23 pontos e terá a vantagem de fazer o segundo jogo como mandante. Se classificar com um empate ou nos pênaltis, o Santos teria o direito de decidir em casa se vencer o Botafogo.

Se o Bragantino se classificar e o Santos passar pelo Botafogo nos pênaltis, o confronto só acontecerá se São Paulo e São Caetano empatarem no Morumbi. Nesse caso, o Peixe decidiria a semifinal fora de casa.

SANTOS X SÃO CAETANO

O confronto contra a equipe do ABC só aconteceria em dois cenários. O primeiro é o Santos passar pelo Botafogo-SP no tempo normal, o Bragantino garantir a classificação com empate ou nos pênaltis e o São Caetano ganhar do São Paulo no Morumbi. Nesse caso, o Peixe entraria com a segunda melhor campanha (22 pontos), o São Caetano com a terceira (21 pontos e seis vitórias) e o Bragantino com a quarta (21 pontos e cinco vitórias ou 20 pontos). Nesse confronto, o Peixe teria o direito de fazer o segundo jogo como mandante.

Se Santos e Bragantino passarem na disputa por pênaltis e o São Caetano vencer o São Paulo, o Peixe terminaria com a terceira melhor campanha e o São Caetano com a segunda. Nesse caso, o clube do ABC teria o direito de decidir em casa.

SANTOS X SÃO PAULO

O confronto poderia acontecer em dois cenários. Vitória do Santos e classificação do Bragantino nos pênaltis. Nesse caso, o Santos seria a segunda melhor campanha (22 pontos), o São Paulo a terceira (20 pontos e seis vitórias) e o Bragantino a quarta (20 pontos e cinco vitórias). O Peixe teria o direito de fazer o segundo jogo como mandante.

O segundo cenário seria a classificação de Santos e Bragantino nos pênaltis. Nesse caso, as três equipes ficariam empatadas com 20 pontos, mas o São Paulo seria o segundo no número de vitórias (seis) e o Santos o terceiro no saldo de gols (Santos ficaria com 4 e o Bragantino com 1). O São Paulo teria o direito de fazer o segundo jogo como mandante.

Confira a pontuação das equipes até agora

1) Palmeiras – 29 pontos
2) Corinthians – 23 pontos
3) Novorizontino – 20 pontos
4) Bragantino – 20 pontos
5) Santos – 19 pontos
6) São Caetano – 18 pontos
7) São Paulo – 17 pontos
8) Botafogo – 17 pontos