Fundado em 2019, Amazonas enfrentará Santos pela primeira vez (Foto: Divulgação / Amazonas FC)

Estreantes na Série B, Amazonas e Santos se enfrentarão neste sábado (11), às 17h, pela quarta rodada da competição. O time manauara vem de um acesso da Série C, enquanto o Peixe enfrenta um doloroso rebaixamento inédito em sua história.

Outra novidade será o primeiro confronto entre Santos e Amazonas na história. Isso ocorre porque o clube de Manaus foi recentemente fundado há apenas cinco anos, mas que conquistou grandes feitos rapidamente. Fundado em 2019 por três empresários com o propósito de dar mais representatividade ao futebol do Estado – Wesley Couto, atual presidente; Willian Abreu, presidente do Conselho Deliberativo; e Roberto Peggy, CEO do clube.

O time do norte do país será o 720º adversário que o Peixe enfrentará em sua história. A última vez que o Santos enfrentou uma equipe inédita foi em 2023, em duas ocasiões: na Copa do Brasil, venceu o Iguatu (718º) por 3 a 0, e na Sul-Americana, empatou em 0 a 0 contra o Audax Italiano (719º).

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santos teve sua primeira partida considerada como jogo-treino em 23 de junho de 1912, no campo da Vila Macuco, contra um time local chamado Thereza Team. O confronto foi vencido pelo Santos por 2 a 1, com gols de Anacleto Ferramenta e Geraule Ribeiro.

O primeiro jogo oficial ocorreu em 15 de setembro de 1912, quando o Santos FC venceu o Santos Athletic Club (time formado por imigrantes ingleses) por 3 a 2, no campo da Avenida Ana Costa, onde hoje se encontra a Igreja Coração de Maria. Arnaldo Silveira marcou o primeiro gol da história do clube, enquanto os outros dois foram anotados por ele mesmo e por Adolpho Millon Júnior.

Leia também: