Marcos Leonardo já fez mais de 100 gols nas categorias de base do Santos (Crédito: Divulgação)

O Santos pode ter a estreia de uma das maiores promessas das categorias de base do clube nesta quinta-feira, às 21h30min, diante da Ponte Preta, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O atacante Marcos Leonardo, de apenas 17 anos, foi relacionado pela primeira vez pelo técnico Jesualdo Ferreira.

No Santos desde 2014, Marcos Leonardo já fez mais de 100 gols em competições oficiais pelo clube.  O jogador foi artilheiro do Campeonato Paulista Sub-13, em 2016, com 25 gols. Para se ter uma ideia da grandeza dessa marca, basta compará-la com as de promessas recentes do Peixe que também alcançaram a artilharia do Estadual da categoria e hoje brilham no profissional: em 2014, Rodrygo fez 19 gols e, em 2009, Gabigol balançou as redes 18 vezes.

No Campeonato Paulista Sub-15, foram duas participações (em 2017 e 2018) e 57 gols marcados, sendo 36 apenas na segunda participação, um recorde absoluto até hoje. Ainda atuando pelo time sub-15, o atacante foi artilheiro da Copa Nike, com nove gols em seis jogos, e eleito melhor jogador da competição, mesmo com a equipe do Peixe caindo nas semifinais (de forma invicta) e ficando apenas com o terceiro lugar.

Foram mais 11 gols em Campeonatos Estaduais em 2019, quando ele passou muito tempo nas seleções de base. Neste ano, ele fez três gols na disputa da Copa São Paulo de Juniores.

Marcos Leonardo chegou ao Peixe em agosto de 2014, aos 11 anos. Ele foi descoberto pelo observador Guilherme Gomes quando jogava na franquia Meninos da Vila de Taubaté. Em entrevista ao DIÁRIO em 2018, ele explicou como encontrou o jogador.

“Quando cheguei, me disseram que já tinham observado ele e que não tinham gostado, mas eu senti que tinha potencial a ser desenvolvido. Eu liguei pro Gustavo (Roma, ex-técnico do sub-13 e sub-15) e falei que tinha encontrado um atacante para ele. O que eu busco sempre observar é se, dentro do jogo coletivo, a individualidade do jogador aparece. Outra coisa que influencia muito hoje é o comportamental do atleta, e a estrutura familiar interfere nisso. Conversei com o pai dele e com o dono da franquia e senti seriedade”, afirmou Gomes.

Se não fosse o olheiro santista, a joia poderia parar no rival São Paulo. Natural de Itapetinga, na Bahia, Marcos Leonardo se mudou com a família para o interior de São Paulo em maio de 2014 para já ir se acostumando com o estado, com o objetivo de fazer um teste no clube da capital em novembro. Para que ele mantivesse a forma, seu pai, que também foi jogador na Bahia, colocou o atacante para treinar na escolinha Meninos da Vila de Taubaté. Por sorte, na semana em que chegou, acontecia uma peneira na escolinha e Marcos foi selecionado para um teste no Peixe em agosto.

Recomendado por telefone por Guilherme Gomes, o jogador chegou ao Peixe em agosto, realizou testes e foi aprovado pelo então técnico do sub-13, Gustavo Roma, com o qual Marcos Leonardo foi vice-campeão paulista em 2016.

“Observei nele um faro de gol muito grande, oportunista e sempre bem posicionado. Ele é muito bom finalizador, sempre procura estar presente em todas as jogadas, muito móvel e intenso, com uma intuição muito boa. Ele não fica estático esperando a bola chegar, ele se movimenta para achar o melhor posicionamento e poder concluir a jogada em gol, por isso que ele faz tantos gols. Foi nosso artilheiro no Paulista em 2016 e, mesmo sendo reserva no ano passado, foi um dos nossos artilheiros também (com 21 gols, um a menos do que Kaio Jorge, artilheiro do time). Ele tem faro de gol, é matador e um artilheiro nato”, define o ex-treinador santista.

Marcos Leonardo assinou o primeiro contrato de profissional com o Santos no ano passado e tem multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões). Ele é agenciado pela advogada Marisa Alija, que cuida também da carreira do atacante Robinho.