Gustavo Quinteros negocia com o Santos para 2025 (Crédito: Divulgação)

O Santos negocia a contratação do técnico Gustavo Quinteros, atualmente no Vélez Sarsfield, da Argentina. O treinador está perto de conquistar o título argentino e está na final da Copa Argentina, em decisão marcada para o próximo dia 15.

Argentino naturalizado boliviano, Gustavo Quinteros nasceu em Santa Fé em 1965 e começou a carreira de jogador como zagueiro nas categorias de base do Newell’s Old Boys. Em 1987, estreou no profissional pelo Talleres, mas no ano seguinte se mudou para a Bolívia, começou a se destacar pelo Universitário de Sucre e se transferiu para o The Strongest, em 1989.

Quinteros se naturalizou boliviano e defendeu a seleção em 26 jogos, entre 93 e 99. Ele foi titular no confronto contra a Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 1994, na partida em que a Bolívia venceu por 2 a 0, a primeira vitória boliviana sobre o Brasil na história. O então zagueiro voltou para a Argentina em 94 e defendeu o San Lorenzo antes de se aposentar no Argentinos Juniors, em 1999.

Em 2003, Quinteros começou a carreira de técnico no San Lorenzo, mas logo voltou para a Bolívia, trabalhou em quatro clubes entre 2005 e 2010 e conquistou três títulos nacionais por três clubes diferentes (Blooming 2005, Bolívar 2009 e Oriente Petrolero 2010). Após o último título, assumiu a seleção da Bolívia, mas ficou apenas dois anos e deixou o cargo em 2012.

Ainda em 2012, Quinteros assumiu o Emelec do Equador e foi campeão nacional no ano seguinte. Ficou no clube até 2015, quando assumiu a seleção do país. Era ele o treinador equatoriano na vitória do Brasil por 3 a 0 no jogo que marcou a estreia de Tite no comando da Seleção Brasileira.

Quinteros deixou a Seleção do Equador em 2017 e foi para o mundo árabe. Teve passagens sem destaque pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, e pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Em 2019, voltou para a América do Sul para comandar a Universidad Católica e, mais uma vez, teve impacto imediato. Foi campeão chileno no primeiro ano.

Em 2020, o treinador teve uma passagem rápida pelo Tijuana, do México. Classificou o time para a final da Copa MX, mas deixou o clube pela má campanha no nacional. Ficou apenas 18 jogos no clube e voltou ao Chile, para defender o Colo Colo. Ficou entre 2020 e 2023 e conquistou o título chileno em 2022.

Assumiu o Velez após o clube se livrar do rebaixamento apenas na última rodada da temporada passada e foi o responsável pela montagem do elenco. Superou diversos problemas, como negociações de jogadores e até afastamento de atletas após denúncia de assédio sexual, e lidera o campeonato argentino e está na final da Copa Argentina.

Quinteros tem o apelido de “Facha”, uma referência ao estilo elegante que apresenta na beira do gramado. O auxiliar técnico do boliviano é o ex-jogador Leandro Desábato, que chegou a ser detido em 2005 no Brasil após um suposto caso de racismo contra o ex-atacante Grafite, em uma partida entre Quilmes e São Paulo. O ex-atacante retirou a acusação.

Curiosamente, Desábato foi preso pelo delegado  Osvaldo Nico Gonçalves, que é membro da mesa do Conselho Deliberativo do Santos.