Jesualdo Ferreira pode ser o próximo técnico do Santos (Crédito: Divulgação/Al Sadd)

O Santos pode anunciar nos próximos dias a contratação do português Jesualdo Ferreira como seu novo treinador. O técnico tem 73 anos, está longe dos grandes centros há cinco temporadas e é um total desconhecido para o público brasileiro. O DIÁRIO DO PEIXE conta um pouco da trajetória do treinador.

Jesualdo Ferreira começou a se destacar no Braga entre 2003 e 2006 e virou uma referência para grandes treinadores de Portugal, como José Mourinho, Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santos, que foi seu auxiliar técnico.

O trabalho de maior sucesso da carreira do português foi no Porto. Foram quatro temporadas no comando da equipe, com um tricampeonato da Liga Portuguesa (entre 2007 e 2009), além de de duas Taças de Portugal. No país, também teve passagens por Benfica e Sporting, mas não teve o mesmo sucesso.

Ainda no futebol europeu, passou por Málaga (Espanha), onde não chegou a terminar uma temporada, e pelo Panathinaikos (Grécia), onde teve relativo sucesso, mas sem conquistar nenhum troféu.

Os últimos cinco anos da carreira do treinador foram em mercados alternativos. Passou pelo Zamalek (Egito), onde conquistou dois títulos, e pelo Al-Sadd (Catar), com mais quatro conquistas. Ele costuma dizer que é o único técnico a ganhar títulos em três continentes (Europa, África e Ásia).

Após deixar o Al-Sadd no meio do ano, Jesualdo Ferreira deu uma entrevista ao jornal A Bola, de Portugal, e afirmou que estava pensando em se aposentar da carreira de técnico.

JOGADORES

Durante a sua passagem em Portugal, Jesualdo Ferreira trabalhou com diversos atletas de primeiro nível do futebol mundial e muitos deles agradecem ao treinador pelo crescimento profissional.

“Foi o Jesualdo Ferreira, no Porto, que me ensinou aquilo que um avançado deve fazer e, sobretudo, que me corrigiu”, afirmou o colombiano Falcão Garcia, ao site Mais Futebol.

“Minhas melhores épocas no Porto foram com Jesualdo. Ele me falou coisas que me marcaram para o resto da vida”, afirmou o atacante Ricardo Quaresma, ao Canal 11. “Dava-me muita confiança, dava-me muito na cabeça durante a semana e nos jogos, mas era um treinador que me dava confiança para fazer o que eu fazia”, disse Quaresma ao O Jogo.

“Jesualdo Ferreira, um velho rabugento português, que tive três anos no FC Porto. Ensinou-me detalhes do jogo, um passe, uma recepção orientada…Foi o que mais me marcou”, afirmou o atacante argentino Lisandro Lopes ao Clarín.

Brasileiros

No entanto, Jesualdo Ferreira já teve problemas com jogadores brasileiros. O volante Ibson, campeão paulista pelo Santos em 2012, perdeu espaço no Porto com a chegada do treinador em 2007.

“Eu ficava muito chateado com aquilo, o técnico dizia que eu não encaixava no estilo de jogo dele. Por isso, achei que era o momento certo de voltar para casa”, afirmou o jogador ao globoesporte.com em 2007.

O lateral-esquerdo Leandro, que teve passagens por Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense, também sofreu com Jesualdo Ferreira no Porto e chegou a afirmar que o técnico não gostava de jogadores brasileiros.

“É complicado jogar no FC Porto. O treinador não gosta de brasileiros e o Ibson sabe muito bem disso. Nem ele, que foi campeão lá, foi aproveitado, quanto mais um jogador que ele não conhece e tem que conquistar o seu espaço”, afirmou Leandro, em 2008, ao site Gazeta Esportiva.

Quando Jorge Jesus acertou com o Flamengo, Jesualdo Ferreira deu uma entrevista bastante polêmica ao jornal A Bola, de Portugal, sobre o nível do futebol brasileiro.

“Ele (Jesus) está provavelmente na pior liga do mundo. A tarefa de um treinador no Brasil é difícil”, afirmou.