José Carlos Peres (esq) e Marcelo Teixeira são os homens fortes do Peixe (Crédito: Divulgação Santos FC)

O ex-presidente Marcelo Teixeira lança nesta segunda-feira, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, localizado na Rua Oswaldo Cruz nº 277, o livro “Das arquibancadas à presidência 2002”, obra de 428 páginas que traça um paralelo da sua trajetória de vida com a paixão pelo Santos Futebol Clube. Escrito pelo próprio cartola, a autobiografia do atual presidente do Conselho Deliberativo do Peixe tem seu prefácio feito por Emerson Leão, técnico do Santos Campeão Brasileiro de 2002.

O título conquistado por Robinho, Diego e Cia é o grande destaque do livro.  Mas antes de retratar o feito com histórias até então desconhecidas por muitos, o cartola comenta sobre sua relação com a Vila Belmiro e o pai, Milton Teixeira, que também foi um vitorioso presidente do Peixe no passado, família e sua carreira no universo administrativo e educador. Membro da Academia Santista de Letras, antes de lançar “Das arquibancadas à presidência 2002” escreveu outros dois livros: “Revolution 9” e “Renata”.

Sobre a conquista histórica de 2002, que ficou imortalizada com a pedaladas de Robinho, Teixeira conta na obra sobre a mudança de parar de investir em medalhões consagrados e apostar nos novos “Meninos da Vila”; a estratégia de contratar Emerson Leão que tinha acabado de deixar a Seleção Brasileira; assim como diversas outras situações que precisou bancar para que o Peixe voltasse à rota de grandes títulos. O Campeonato Brasileiro de 2002 foi a última edição do Brasileirão disputada no sistema mata-mata.

“Resgatamos ainda o respeito dos adversários e o orgulho dos torcedores”, diz Marcelo Teixeira, que foi presidente do Santos de 2000 a 2009. O cartola também havia sido presidente do clube na década de 90, nos anos de 1992-1993, quando se tornou o mandatário mais jovem da história do Peixe.

O lançamento dessa noite contará com a presença da comissão técnica do Santos, além de jogadores dessa e de outras gerações do Peixe. Parte da renda adquirida com a venda do livro será doada para instituições beneficentes da Baixada Santista. No evento, o livro terá um preço menor do que os praticados posteriormente nas livrarias.