Após 132 dias no comando, o técnico Fabián Bustos foi demitido do Santos. Ele resistia mesmo com apenas uma vitória em 12 jogos, goleada sofrida clássico para o Corinthians e uma sequência de sete jogos sem vencer na Vila. Porém, após a eliminação para o Deportivo Táchira, na Vila Belmiro, a conta chegou.
O treinador veio ao futebol brasileiro com confiança de quase todo o Comitê de Gestão do clube. Em um calendário apertado, Bustos conseguiu fazer o Peixe avançar da primeira fase na Copa Sul-Americana – com time misto em quase todos os jogos – e também eliminou o Coritiba na Copa do Brasil.
Os dias se passaram e os problemas começaram aparecer. Bustos sempre foi um treinador intenso e, em certos momentos, considerado “teimoso”. O treino na parte da manhã desagradou boa parte do elenco, principalmente em dias após longa viagem, como foi para Venezuela. O argentino não abriu mão.
Apesar disso, Bustos não foi “fritado” pelo elenco. O dia a dia do clube era bom, apesar da insatisfação em alguns aspectos por parte dos jogadores. Outros atletas gostavam e viam com naturalidade algumas exigências, principalmente tratando-se de um treinador estrangeiro.
Um dos jogadores insatisfeitos com Bustos era o zagueiro Emiliano Velázquez, que já deixou o clube. Para ele, faltava critério ao treinador. Na goleada sofrida pelo Corinthinas, na Neo Química Arena, o defensor fez algumas atividades entre os titulares, mas não jogou. Na partida seguinte, o uruguaio foi titular e, em sua leitura, fez um bom jogo.
Na outra semana, Velázquez viajou para a Venezuela e não saiu do banco de reservas. Foi a gota d’água. O jogador procurou a diretoria do Santos e pediu para sair. O ex-camisa 61 entendia que seu trabalho estava sendo prejudicado e para não piorar a situação, preferiu deixar o clube da Vila.
Parte do CG santista começou a se incomodar com tantas desculpas nas coletivas. Haviam erros claros contra o Santos em arbitragem, de fato, mas começou a se tornar um argumento em todos os jogos. O discurso de “mesmo com a derrota, jogamos de igual para igual” também não foi suficiente. O Peixe fez bons jogos contra Palmeiras e Athletico, mas não saiu vencedor.
E esse bom rendimento deixou de acontecer para os membros da diretoria do Santos. Jogos contra o Juventude, em que venceu por 2 a 1, não foi considerado bom. Contra o Red Bull Bragantino, a equipe abriu 2 a 0, mas levou o empate. Os dois jogos contra o Táchira também deixaram a desejar. Contra o Flamengo, após a derrota por 2 a 1, muitos no clube já consideravam o treinador “demitido”.
No domingo, o então executivo de futebol do Santos, Edu Dracena, estava convicto que o melhor se fazer no momento era a saída de Bustos. O CG do clube, dividido, acabou decidindo manter o treinador com o seguinte recado: uma eliminação para o Táchira na Sul-Americana é inaceitável. E a eliminação acabou vindo.
Junto com o treinador, outros nomes saíram: os auxiliares Lucas Ochandorena e Carlos Caicedo, o preparador físico Marcos Conenna. Edu Dracena pediu demissão do cargo de executivo de futebol. O trabalho do ex-capitão também vinha recebendo questionamentos internos e a situação era insustentável há algum tempo.
Casa que falta pão todo mundo grita e ninguém tem razão…. Não temos dinheiro nem pra pagar os salários,como iremos contratar. A situação é terrível por excesso de dívidas deixadas por ex presidentes, que no final alguém teria que pagar,e caiu na mão do Rueda. Agora me diga onde acharmos jogadores que podemos pagar???? Não conseguimos pagar salários,o que dizer em pagar passes de jogadores. O Santos está quebrado, graças a Marcelina Teixeiras,Odilios, Modestos, Perez. Agora que temos um presidente correto temos um time de merda.
Correto!
Agora tá resolvido era só mandar o tecnico embora e mandar um que não cobra jogador, não cobra postura dentro de campo, e que não trabalhe que apenas dê rachões, só fique na conversa no lero lero com jogadores, esse papo de rodar o elenco é fria se machucar sem problemas os chinelinho querem isso.
Então que venha um que trabalhe apenas após o almoço, de preferência apos as 16;00 e vida que segue.
O Rueda está pagando pelos erros e desonestidade dos outros.
Força Rueda, aguenta a mão aí.
Pois é, mas os sócios elegeram todos esses senhores, ou seja, elegeram vampiros para tomar conta do banco de sangue, agora não adiante essa rebeldia toda, infelizmente a situação do Santos é gravíssima, está na UTI em estágio avançado, e, talvez a única saída seja tornar o Santos um Clube Empresa, essa seria a medida mais urgente a se tomar neste momento.
Colocar na geladeira esse projeto de construção de um novo estádio, esse não é o momento para se falar nisso.
Marcelos, faltou o Rolo,que deixou mais dívidas empregando amigos,e etc em 4 meses apenas. Muita gente ganhou dinheiro no Santos, e outros querem entrar para tirar mais, mesmo estando a míngua. Sócios e torcedores,fiquem espertos com fantasmas do passado ainda recente,sobrevoando a Vila
Correto!!
Floreal.
Melhor caminho para o nosso glorioso SANTOS F C é a SAF.
Foi certeiro nos seus comentários Floreal, os santistias não querem olhar a real situação do clube e exigem aquilo que o clube não pode e não dará, nem nesse e tampouco nos próximos anos… o clube nos anos passados teve muita sorte em ter tido G10 em 95, Robinho e Diego, Neymar e Ganso, parece que essa sorte não tem mais… espero que o clube se estruture e se organize e não repita os equívocos do passado.
Continuo apoiando o nosso presidente Rueda, porem não podemos negar os erros grosseiros na area de futebol. As ezcolhas infelizes dos tecnicos. Tenho certeza que com um salario menor ou igual ao que pagou ao Holan, poderia ter contratado o Dorival e provavelmente estariamos com ele ate hj. Vendeu o Pituca e o Alisson por dinheiro de pinga, que por sinal nem recebeu. Com certeza os dois seriam titulares e teriamoz um meio campo melhor. Para resumir, nj futebol só fez cagada.
Falou tudo Nilson !!!
Dorival? Péssimo treinador. Tá louco.
Memória curta, Dorival é um péssimo treinador. Ninguém mais aguentava esse burro na Vila Belmiro.
O Santos ferve. O clube é uma grande teta para muita gente na cidade, inclusive gente da imprensa. A família Teixeira é defendida por gente da imprensa porque, muitos da imprensa, trabalham nos veículos de comunicação da família Teixeira. O Santos ferve. Vive em uma redoma. Clube de província. Ouvi o jogo de ontem na Rádio 97,7, que tem um repórter de Santos. O cara criticou o Fabián Bustos porque, na opinião dele, o técnico não prestigia a base. Como não? Ele deu chances para vários. Só o Marcos leonardo conseguiu se firmar. O resto derrapa. Será que este repórter queria que o técnico escalasse o filho dele no time profissional? Pode ser. Por isso que eu digo: o Santos é clube de província. E ferve.
Outro pontos, fala um jogador da base que ganhou destaque com Fabian Bustos? Todos foram lançados com Carille no paulistão. Marcos Leonardo já era titular desde do Brasileirão do ano passado. O Bustos insistiu demais no Maranhão e com jogadores do Equador. Tanto que o Pirani foi emprestado. Ele não valorizou a base.
Parabens por seu comentario Ricardo. O Santos e realmente um clube de provincia com dirigentes quase todos provincianos (excecao ao atual presidente), muitos incompetentes e alguns corruptos. Nos ultimos 70 anos, gracas a esses dirigentes provincianos, o clube foi de 5a forca no futebol paulista a numero 1 no Brasil, na America e no mundo, e agora vai involuindo de volta ao patamar de ultimo dos grandes do estado e candidato a ser a nova Portuguesa de Desportos. Essa e a dura realidade. Com o fracasso da gestao esportiva do Rueda, essa torcida burra vai eleger de novo no ano que vem mais um provinciano, incompetente e provavelmente corrupto que nos tres anos seguintes vai encher o clube de dividas vencidas e mandar o Santos para fazer companhia ao Cruzeiro, Figueirense, etc. A triste realidade e que enquanto o Santos FC estiver sediado em Santos o clube nao vai passar de um pobre coadjuvante e de uma vaca com as tetas cada vez mais secas. E mais, uma torcida cada vez mais velha e reduzida. Como santista, nao vejo mais que tristesa pela frente.
Quem não tem competência não se estabelece, eis a questão; trocar o sofá da sala jamais surtirá efeito enquanto o dirigente máximo do clube não admitir que falhou grosseiramente na gestão esportiva. Passado tanto tempo desde que assumiu a administração do clube já não cola mais esse negócio de ficar eternamente jogando nas costas das péssimas gestões anteriores, das quais, inclusive, ele fez parte, a culpa pelos seguidos equívocos que vêm cometendo; quando se candidatou Rueda sabia exatamente onde estava se metendo. Enfim, o primeiro passo para tirar o clube da situação vexatória na qual se encontra atualmente será admitir humildemente que falhou e procurar ajuda, afinal, de gente bem intencionada o inferno está cheio.
Bustos insistiu colocar o Rwan Secco como ponta, vários jornalistas falando que não era a posição dele. Você poderia dizer onde a família Teixeira tem influência no dia do clube? Na boa não leve para o lado pessoal, o Rueda é um bom presidente nas questões burocráticas do clube. Porém não tem noção nenhuma de futebol. Por isso que estamos nesta fase. Viaja não, por favor
Há um papo errático que afirma que o treinador deve ser mantido para poder desenvolver seu trabalho. Não compartilho da ideia – treinador deve ouvir o que é pedido e, se não atender logo no início, distrata, para isso o contrato deve ser favorável ao clube, senão é prejuízo puro. Li (e não acredito nisso) que o Fabián queria ser demitido e errava de propósito. Seria possível e aparentava muito, mas acho que não ocorreu isso. Porém o contrato tem que defender o clube e não sangrar o clube.
Treinador ruim. Assim como os outros que passaram. O último técnico que o Santos teve de verdade foi o Cuca. Diretoria tem que parar de ser imbecil e parar de fazer experiências com técnicos de terceira linha. Todo mundo fala mal desse elenco, mas e se o técnico fosse um macaco velho igual Renato Gaúcho o jogo era outro. O time que chegou na final contra o Palmeiras na libertadores era muito pior que esse. Agora o que não da é pra fazer testes com técnicos de terceira linha. Gordiola, Odair Maionese, Elano são muito fracos. E trazer técnico estrangeiro tem que ser muito bem pensado e explicar a verdade pro cara,falar que não tem dinheiro pra contratar. Pq depois do Sampaoli todo estrangeiro que veio so cagou no pau,aí teve que Cuca e Carille (brasileiros) consertar e salvar o time.
Gastem um dinheiro a mais num bom técnico que vc não precisa gastar em contratações.
Surreal os caras ficarem “insatisfeitos” por terem que treinar pela manhã, surreal esse nosso elenco, bons dias em que era o clube que determinava aonde jogar, e a boleirada ficava pianinho com horário de treino, que elenco nhé nhé nhé cara, ganha porra nenhuma e exige a hora que quer treinar, do caralho isso….
Vai pra lua Bustos e esses bandos de PEREBAS DO ELENCO.
O fato é que o problema não era somente o técnico Bustos. Outro problema é o próprio elenco, pois tem “laranjas podres” que infestam o ambiente. Ouvi um áudio onde é relatado que alguns jogadores estavam fazendo a “caveira” do João Paulo porque ele cobrava uma atitude mais eficiente em campo e que também havia um sentimento de inveja por parte de alguns jogadores porque o João Paulo era o mais aplaudido nos jogos.. No mesmo audio é falado que depois da goleada tomada contra o Corinthians, dois jogadores chegaram as vias de fato no vestiário. Isso prova que o ambiente interno está rachado. E principalmente, que o Marcelo Fernandes e Serginho Chulapa contaminam o ambiente. Até hoje não vi nada de bom que eles possam ter ajudado o Santos, portanto deveriam ser demitidos dessa comissão fixa. Essa já é a quarta troca de técnico. Será que realmente o problema é técnico? Se é jogador, infelizmente não há muito o que fazer, pois o clube NÃO TEM DINHEIRO e não dá pra fazer milagres. A torcida pede grandes contratações, mas o presidente está fazendo o possível para equacionar as imensas dívidas deixadas por gestões passadas. Li nos comentários que o presidente não deveria ficar falando das dívidas deixadas pelos ex-presidentes, mas não há outra coisa a se falar já que as dívidas são os maiores empecilhos que o Santos tem que o impossibilita a ter um elenco e técnico melhor. Não adianta reclamar, pois as novas contratações, pela situação do clube, são sempre apostas, já que não há bola de cristal para saber se o técnico ou jogador contratado vão dar certo no time. No mais, temos que ter paciência e torcer para a Diretoria conseguir resolver os problemas.
A herança é compreensível, mas Rueda precisa acertar pra ontem a profissionalização do depto. de futebol pra podermos sair dessa situação, o modelo de contratação do Santos exige que haja profunda análise além da simples indicação pra que se diminua o risco de erro, principalmente em situações onde o dinheiro tá em falta, a hora que o depto. de futebol do Santos for profissionalizado, não passaremos mais por esse tipo de problema, ao menos na escala em que vivemos hj, se faz 10 contratações pra acertar em duas, três…
Eu acho que alguns torcedores deveriam comprar uma casa na beira da praia, um carro do a ano e viajar todo mês para a Europa, ahhh não tem dinheiro? Dá um jeito faz uma geatao melhor arruma alguém pra patrocinar faz empréstimo no banco e depois se vc falir não tem problema seus filhos é que vão herdar as dívidas. Isso é o absurdo que alguns falam aqui mais jogando para o clube fazer se as gestões anteriores não tivesse feito tanta merda o Rueda com certeza poderia fazer uma gestão melhor no futebol concordo que dava pra ter um time menos sofrido mais sem dinheiro não se faz futebol o problema é que politicagem nunca acaba no Santos é tem muitos da impressa e canal do YouTube que fica louco p rda críticar porque tá ganhando algum por fora ou porque perdeu a teta que mamava nas gestões passadas
A gente vê o pessoal aqui pedindo valorização dos jogadores da base, tirando o ML é tudo pé de rato esse Kaike tudo jogo falha, o tal de pirani nem profissionalizado devia ser, Ângelo entra em todos os jogos e quer só se mostrar joga pra ele. O Barbosa e o Seco pra mim são jogadores para o Capivariano, Água Santa etc.
Você entende tanto de futebol que nem o Capivariano te contratou como treinador. Vá plantar abóbrinha.
O Santos não tem dinheiro! Somos poucos sócios contribuintes! Temos muitas dívidas! A diretoria conhece pouco de futebol! A política divide e enfraquece o clube!
manda treinador embora a cada quatro meses ou cerca de 30 jogos mas pra mim continua o problema com essa comissão técnica permanente, Marcelo e Serginho, não dá ,mais tá na hora de mudarmos isso, essa marcelo vai ficar eternamente como comissão técnica permanente, mada procura time para ser treinador vamos ver se tem competência pra se estabelecer.
Outra cobrando o joão paulo porque ele está cobrando demais os jogadores, isso é o fim da picada, jogadores cheios de mimi, leva uma piaba do corinthians ainda querem cafuné vão se danar.
Pois é… Mandaram o cara embora, mas e os jogadores preguiçosos que não querem treinar de manhã? Será que querem o Levir Culpi de volta, que vivia dando folga para os jogadores? Logo começam as contusões de novo, o time morrer no segundo tempo de novo…
Floreal, falou tudo. Parabéns. Ex dirigentes faliram o nosso Glorioso. Sem salvação. Bando de vagabundos, covardes. Deve ser todos petistas do Satanás.
Pura verdade, Eulles o ideal , infelizmente em dizer isso é usar essa marca tão forte que é o Santos Futebol Clube e fazê-lo clube empresa, triste realidade, mais necessária nesse momento.. Infelizmente !