Alexandre Mattos está perto de ser anunciado no Santos (Crédito: Gustavo Aleixo)

O Cruzeiro anunciou a saída de Alexandre Mattos como CEO do clube mineiro na tarde desta segunda-feira (02). O profissional está a caminho do Santos e será o novo CEO do Peixe. Ele é aguardado pela diretoria santista para assinar ainda nesta semana e já deve começar a trabalhar por reforços perto da abertura da janela.

“Quero agradecer ao Pedro Lourenço, a todos os profissionais do Cruzeiro, a toda direção e toda a torcida do Clube por esse um ano intenso de trabalho e de reconstrução desse gigante do futebol brasileiro. Levo comigo a admiração e o respeito ao Pedro Lourenço e muito obrigado pela oportunidade de trabalhar sob seu comando. Ao Cabuloso, que levo no coração, a melhor sorte do mundo”, declarou Mattos.

Mattos selou a saída da Raposa após uma reunião com o Pedro Lourenço, comandante da SAF da equipe, no último sábado (31). O CEO já não tinha o mesmo protagonismo nas decisões, que passaram a ser concentradas por Pedro Júnior, filho de Pedrinho. Alexandre Mattos vinha sendo tratado como prioridade após a saída de Pedro Martins.

Aos 49 anos, o dirigente possui formação na FGV na área de Crescimento & Desenvolvimento, na UFMG e na Faculdade Promove de Minas Gerais. Também é formado em cursos pela FIFA e pela UEFA Entre 2013 e 2016, foi eleito por quatro vezes consecutivas pela CONAFUT como o melhor diretor executivo de futebol do Brasil.

Leia também: Cleber Xavier explica ausência de Thaciano entre os relacionados contra o Botafogo

Alexandre como executivo de futebol no América-MG em 2005. Depois de cinco anos, a equipe conquistou um acesso. Em 2012, foi contratado pelo Cruzeiro. Foi campeão estadual em 2014 e conquistou os Brasileiros de 2013 e 2014. Em 2015, foi para o Palmeiras e conquistou a Copa do Brasil e foi vice do Paulista. Em 2016 e 2018, conquistou o Brasileiro.

No início de 2020, Mattos chegou a um acordo para assumir a direção do clube inglês Reading. Porém, após ter o visto de trabalho negado pelo governo britânico, retornou ao Brasil e acertou com o Atlético Mineiro para 2021. No anos seguinte, atuou Athletico Paranaense e ganhou o Paranaense de 2023.

Na temporada passada, ficou apenas 100 dias no Vasco. Em abril, voltou para o América-MG e depois retornou para o Cruzeiro em julho, onde estava até o acerto santista.