Antes dos treinamentos, técnico costuma reunir os jogadores no centro do gramado para longas conversas (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O treino marcado para a manhã desta sexta-feira quase foi cancelado por causa de uma ameaça de protesto da torcida. No entanto, a manifestação não ocorreu e a atividade aconteceu normalmente. Após os trabalhos, Cuca disse que entende a irritação da torcida por causa da posição que o Santos ocupa na tabela: a zona do rebaixamento.

“Sabemos que quando estamos em uma grande equipe e com momento ruim é assim, as cobranças existem, é a cultura, é em todo lugar. Cabe a nós termos tranquilidade para exercer da melhor forma o trabalho e reverter o quadro”, disse o técnico em entrevista coletiva.

Para sair dessa situação, Cuca terá uma temporada fora de casa. O Peixe fará quatro jogos consecutivos longe de seus domínios, contra Botafogo, Sport, Atlético-MG e Cruzeiro (este pela Copa do Brasil). Entre as duas últimas partidas o elenco nem retornará a Santos, ficando uma semana em Belo Horizonte.

“Sequência dura, mas teremos os jogadores próximos para conhecê-los melhor, ter entrosamento. Vamos com bastante confiança em busca de bons resultados. Eu prefiro sempre jogar em casa, sinceramente. Sua casa é sua casa, às vezes não estamos bem em casa, normal, mas é nossa casa.”

De fato, o aproveitamento do Peixe como mandante em 2018 não é bom. Foram 21 jogos, com oito vitórias, seis empates e sete derrotas, enquanto fora de casa o Santos disputou o mesmo número de partidas, com seis vitórias, cinco empates e dez derrotas. Nos últimos treinamentos, Cuca foi visto conversando bastante com os atletas antes dos trabalhos.

“Tenho conversado mais sobre posicionamento. Cabe buscar melhores alternativas de jogo, variações, posicionamento adequado. Estar mais próximo do gol sem tanto destaque para ter mais arremates a gol. Tem sido o principal tema.”

O Peixe iniciará a maratona longe da sua torcida neste sábado, às 16h, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time ocupa a 17ª colocação, a primeira dentro da zona do rebaixamento, com 16 pontos.