Vuaden apita Santos e Fortaleza (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

O árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden, de 48 anos e categoria Master, apita a partida entre Santos e Fortaleza nesta quarta-feira (06), às 21h30min, na Vila Belmiro, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vuaden estará no terceiro jogo do Peixe neste Brasileiro. Ele apitou a derrota para o Corinthians por 2 a 0, na Vila Belmiro, em bombas foram arremessadas e cenário de guerra aos arredores da Vila. Depois da polêmica, o Alvinegro cumpriu 4 jogos de portões fechados na Vila e multa de R$ 80 mil. Além da derrota para o América-MG por 2 a 0, no Independência, em que Soteldo foi expulso.

Em 2022, apitou apenas uma partida, a derrota para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, em partida válida pelo Brasileirão e outra polêmica. Na súmula da partida, o árbitro relatou que o Edu Dracena, executivo de futebol do Santos na época, fez fortes declarações contra a equipe de arbitragem.

Na ocasião, o Peixe reclamou que no lance que antecedeu o pênalti houve um erro de Leandro Vuaden. Marcos Leonardo e Alisson disputaram a bola e, antes dela sair, o jogador do São Paulo tenta segurar a bola. Arbitragem marcou lateral contra o Peixe, na sequência, surge a penalidade.

Em 2021, ele apitou cinco jogos do Peixe. No Brasileiro, as vitórias sobre Athletico-PR por 1 a 0, na Arena da Baixada, e diante o Red Bull Bragantino por 2 a 0, na Vila Belmiro e as derrotas para o Atlético-GO por 1 a 0, na Vila e para o Corinthians por 2 a 0, na Neo Química Arena.

Vuaden também apitou a derrota do Alvinegro para o Athletico-PR por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil que levou a eliminação da equipe na competição. Em 2020 ele esteve em apenas uma partida santista na competição e foi o árbitro da vitória sobre o Botafogo por 2 a 1, na Vila Belmiro. Leandro Vuaden também apitou a eliminação do Santos na última Copa do Brasil para o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão.

Ele deu sorte ao Santos no Brasileiro de 2019, ele esteve duas vitórias na Vila Belmiro: sobre o Cruzeiro por 4 a 1 como árbitro e diante o Ceará por 2 a 1 no comando do VAR. Pela Copa do Brasil daquele ano outro resultado positivo, ele foi o árbitro da vitória do Peixe sobre o Vasco por 2 a 0.

Confira a arbitragem de Santos e Fortaleza:

  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS
  • Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA) – PR
  • Árbitro Assistente 2: Michael Stanislau – RS
  • Quarto Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes – GO
  • Assessor: Vayran da Silva Rosa – SC
  • Quinto Árbitro: Leandro Matos Feitosa – SP
  • Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro – (VAR-FIFA) RN
  • AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios – SE
  • Assistente de Árbitro de Vídeo 2:  Rodrigo Batista Raposo – DF
  • Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro – MG

Leia também: