Com passagem pelo Santos, Thiago Ribeiro é uma das apostas do Guarani para vencer no Pacaembu (Crédito: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube)

O Guarani entra em campo na noite desta segunda-feira só pensando em vencer o Santos. Com 10 pontos, a equipe ocupa a 3ª posição do Grupo B e uma vitória colocará a equipe na zona de classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista, deixando para trás o Novorizontino, que tem 12 pontos.

Só que para conseguir triunfar o técnico Osmar Loss trabalha não só a parte tática, mas também a parte mental da equipe. O time de Campinas foi eliminado precocemente na Copa do Brasil, na última terça-feira, ao perder por 1 a 0 para o Avenida-RS, e o treinador não quer que o revés tire a concentração de seus atletas. Os jogadores inclusive fizeram um pacto entre eles para que a eliminação não atrapalhe os planos do grupo.

O Guarani já enfrentou duas equipes grandes nesse Paulistão e venceu os dois jogos: contra o Corinthians, por 2 a 1, e São Paulo, vitória de 1 a 0, jogo também realizado no Pacaembu com mando do rival do Peixe.

A equipe campineira conta com jogadores experientes em seu elenco e alguns atletas conhecidos do torcedor santista, como Thiago Ribeiro, Lucas Crispim e Diego Cardoso. Esse último inclusive está emprestado pelo Peixe e caso seja escalado, o time de Campinas terá que pagar R$ 500 mil ao Santos. Com três gols, Cardoso é o artilheiro do clube na temporada e no Paulistão.

No decorrer da semana Osmar Loss foi perguntado sobre o trabalho que Jorge Sampaoli vem fazendo no Santos. O treinador do Guarani elogiou o técnico santista, mas também cravou que o argentino não é o melhor técnico da atualidade do futebol paulista.

“É um grande treinador, com experiência em seleções e no futebol europeu. Não se importa em rodar o elenco, de ter um time titular específico, mudar a plataforma de jogo. O Brasil tem a ganhar com o Sampaoli aqui, mas é importante frisar: não é porque o Sampaoli está fazendo a melhor campanha no Paulistão que ele é o melhor treinador do Campeonato Paulista. Temos excelentes treinadores no Campeonato Paulista, treinadores brasileiros que fazem o seu melhor e conseguem grandes resultados. Sampaoli está aqui para ensinar um pouco para todos nós, mas para aprender muito com a gente também”, comentou Loss.