Lucas Veríssimo tem a segunda melhor nota do Santos no site SofaScore (Crédito: Caíque Stiva)

O Santos escreveu sua história ao longo dos anos jogando para frente e encantando o mundo com seu esquema bastante ofensivo. Não é à toa que o Peixe é o clube brasileiro que mais balançou as redes até hoje, com 12.626 gols marcados em 108 anos.

No entanto, como o DNA ofensivo não é uma ciência exata, a temporada de 2020 veio para mostrar que os talentos defensivos do Santos também conseguem se destacar.

De acordo com o site de estatísticas SofaScore, os três melhores jogadores do Santos no Campeonato Paulista deste ano são defensores: Everson, Lucas Veríssimo e Luan Peres. O primeiro atacante a aparecer na lista é o Menino da Vila Yuri Alberto, que aparece na quarta colocação.

As avaliações do site são feitas com base nas estatísticas de cada atleta nas partidas. Assim, Everson aparece com 7,30 de pontuação, enquanto Veríssimo tem 7,20 e Luan Peres tem 7,18.

No caso de Everson, por exemplo, o goleiro tem uma média de 0,9 gols sofrido por partida e de 4,1 defesas por jogo no Paulistão. Além disso, o camisa 22 ainda contribuiu ofensivamente, com um aproveitamento de 70% nos lançamentos longos.

Já o zagueiro Lucas Veríssimo, que atuou apenas quatro vezes no Paulistão até aqui, se destaca justamente por sua função. Ao todo são 4,3 interceptações e 4,5 cortes por jogo, além de uma média de apenas duas faltas cometidas por partida e 75% de aproveitamento nas bolas aéreas.

Vale lembrar que Lucas Veríssimo perdeu boa parte do início da temporada por conta de um estiramento no joelho esquerdo. O zagueiro fez sua estreia apenas na sétima rodada, contra o Ituano, fora de casa.

Por fim, o último colocado do pódio de melhores jogadores do Santos no Paulistão é o zagueiro Luan Peres. Presente em todos os jogos do Peixe na competição, o defensor foi driblado apenas uma vez em toda a temporada, e fez pouquíssimas faltas – média de 0,6 por jogo.

O restante do top 10 do Santos no Paulistão, de acordo com os números do SofaScore, é o seguinte: Yuri Alberto, Carlos Sánchez, Felipe Jonatan, Luiz Felipe, Alison, Raniel e Jean Mota.

No Campeonato Paulista, o Peixe lidera o Grupo A da competição, com 15 pontos em 10 jogos. A equipe marcou 10 gols e sofreu oito tentos. O retorno do campeonato ainda não tem data prevista, mas a Federação Paulista garante que a disputa terminará dentro de campo.