
Guilherme foi reserva na partida contra o Botafogo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O empate em 2 a 2 com o Botafogo, no último domingo, marcou um cenário pouco habitual para Guilherme desde sua chegada ao Santos. Pela primeira vez em nove meses, o atacante iniciou uma partida no banco de reservas. A decisão partiu de Juan Pablo Vojvoda, que optou por montar a equipe com três zagueiros no Nilton Santos, o que acabou tirando o camisa 11 da formação inicial.
A última vez em que Guilherme havia começado fora do time titular aconteceu ainda em janeiro, na derrota para o Velo Clube, pelo Campeonato Paulista, sob comando de Pedro Caixinha. Desde então, sempre que esteve em condições físicas, foi presença constante entre os onze.
Contratado no início de 2024, o atacante rapidamente se tornou um dos principais pontos de referência da equipe. Fez parte da campanha de acesso, foi destaque na Série B e manteve ritmo no Paulistão deste ano. Entretanto, viveu momentos de instabilidade no decorrer do Brasileirão.
Além de uma lesão que o afastou por um período, enfrentou cobranças diretas da torcida após atuações abaixo do esperado e, naquele momento. Um delas foi após a eliminação para o CRB, na Copa do Brasil, quando Guilherme desperdiçou um pênalti, o atacante passou a ser alvo de muitas críticas e vaias durante os jogos. O jogador chegou a buscar apoio com líderes religiosos de sua igreja, por não estar bem psicologicamente naquele momento.
Meses depois, após torceres invadirem o CT e o ameaçarem diretamente, o atacante chegou a avaliar a possibilidade de deixar o clube. Uma conversa com Vojvoda, porém, mudou o cenário: o treinador apostou na recuperação do jogador e o manteve como peça-chave.
Antes do jogo no Rio, Guilherme somava 81 partidas como titular em 84 possíveis desde que chegou ao Santos. No total, tem 27 gols e 14 assistências pelo clube, além de ter assumido diversas vezes a braçadeira de capitão na ausência de Neymar. A fase atual, contudo, é de seca: o atacante não marca desde o triunfo por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 21 de setembro.
O atacante vem vivendo uma fase mais discreta no Brasileirão. Artilheiro do Santos na temporada com 14 gols, apenas quatro desses gols foram marcados na competição, número que é metade do que possui Barreal, atualmente o goleador santista no torneio, com oito tentos.
Mesmo vivendo um momento de oscilação, a expectativa é de que Guilherme tenha grandes chances de retomar a titularidade no próximo compromisso do Peixe. O Santos encara o Fortaleza, justamente seu ex-clube, no sábado, às 16h, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Só pegam no pé do Guilherme?????????
E os outros perebas não merecem críticas???
Muita perseguição!
vc merece a serie b, seu comédia do krl
E só pegar dez jogos dele na serie b e dez na serie a..Vai ver qque ta na serie errada.Simples assim sem insistir
Duro é entender o tempo que o treinador demorou pra,enxergar que ele tem que ir pro banco
Jogador de série B
Se esse cara fosse sempre banco o Santos estaria brigando pela libertadores, pensa em um jogador fraco e horroroso, VAZA DO MEU SANTOS SEU BAGRE DO KRL, guilherme horroroso do krl tmnc
Falam tanto maldo guilherme e o tal de tiquinho? Esse sim devia ter vergonha na cara e encerrar a carreira, o cara faz pouco caso do clube, não sei como o técnico ainda coloca esta figura em campo, trota o jogo todo, não acerta um passe de 1 m, e tem contrato até o final de 2027 meu Deus o que fazem com o Santos.
Só joga no time quem é amigo do Neymar. Quem não é parça não joga. Esse aí lambeu a bola do Neymar e esqueceu de jogar bola. De qualquer forma o Santos tá repleto de jogador sentimental, recebe uma crítica e já dão piti, até dentro do gramado contra a torcida. Capaz de em breve sair nota relatando que o Guilherme quer trocar de clube, vamos ver se eu acerto. Haverá comentadores defendendo o Neney do papai e a Torcida Jovem de Santa Cecília permanece calada às custas de migalhas teixeirense.
Guilherme é fraco de bola mas quando ele entrou deu mais ofensividade ao time, o problema é que o time inteiro é de série B, eu apostaria nos garotos mas parece que o professor não pensa assim.
Jogador de time de serie B.
Vai ajudar o Santos no próximo ano
So agora enxergou que ele temcque ir pra reserva.Nossa,que visão.
Ta na hora do Tiquinho,Taciano,Guilherme se juntarem a Basso,Luisao e mais uns encostado para serem negociados.Nao da pra jogar por insistencia.Infelizmente nao serve na serie A.So vao perceber essa situacoes qdo forem vender.Ngm quer,a nao ser esse mercado alternativo.
É simples.Quem joga,joga e quem nao joga,nao joga.O Diogenes entrou num vulcao na arena do galo e vimos o resultado.Mostrou qualidade demais.Assim é o Bontempo,Robinho Jr,Souza,Chermount.Sera que ngm conversa com ess tecnico?