No Peixe, Derlis estava na reserva antes da Copa América. Ele atuou nessa temporada em 25 jogos pelo clube, somando 7 gols e 5 assistências (Crédito: Divulgação)

Na estreia do Paraguai na Copa América, Derlis González saiu do banco e fez um golaço de fora da área no empate em 2 a 2 contra o Catar. A boa atuação o fez ganhar a posição de titular no confronto da última quarta-feira, contra a Argentina, mas a história do jogador foi diferente no clássico sul-americano.

Após ir para o vestiário vencendo a Argentina por 1 a 0, o Paraguai sofreu o empate em cobrança de pênalti de Messi. Mas poucos minutos depois, Derlis foi derrubado na área. Pênalti assinalado pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio. Derlis colocou a bola debaixo dos braços, correu e parou nas mãos do goleiro Armani.

O placar da partida não foi mais alterado até o final do jogo e o Paraguai se complicou na tabela da Copa América. A seleção ocupa no momento a 2ª colocação do Grupo B, com 2 pontos, e precisa vencer na última rodada da 1ª fase a Colômbia, líder da chave, para não depender de outros resultados.