Aarão Alves (de preto) orienta jogadores do time sub-20 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O principal objetivo do Santos na edição de 2018 da Copa São Paulo de Juniores será dar experiência a um grupo de jogadores muito jovens, com pouca rodagem em grandes competições. É claro que o Peixe, três vezes campeão do torneio (1984, 2013 e 2014), tem a ambição de fazer bonito mais uma vez, mas sem colocar muita pressão em cima dos ombros dos meninos. Afinal de contas, o time que vai disputar a Copinha estará desfalcado de sete jogadores que foram integrados recentemente à equipe profissional.

Arthur Gomes, Rodrygo, Yuri Alberto, Matheus Guedes, Lucas Lourenço, Emerson e Vitor Yan têm idade para participar da Copinha, mas não o farão porque no dia 3 de janeiro vão se apresentar junto com o resto do elenco principal do Santos. Sem eles, ficará mais complicado lutar pelo quarto título.

“A equipe que temos aqui é reformulada. A gente vem treinando forte, tentando amadurecer esses jogadores para fazer o nome do Santos aparecer de novo nas fases finais da Copa São Paulo”, afirmou o técnico da equipe sub-20 do Peixe, Aarão Alves. Ele considera que a ausência dos sete jogadores no torneio de janeiro é, na verdade, um ótimo sinal para o clube. “O Santos é isso, os atletas de qualidade sempre jogam em uma categoria acima, sempre estão um passo à frente. A gente entende que tem de servir ao time profissional.”

Aarão Alves está treinando um grupo de 30 jogadores para a Copinha, que inclui até três atletas da equipe sub-15 alvinegra. Como apenas 25 nomes podem ser inscritos no torneio, cinco desses jogadores serão cortados até janeiro.

O Santos está no Grupo 4 da Copinha, que terá sede em Novo Horizonte e contará também com Novorizontino, Aliança-CE e América-RN. A estreia do Peixe será no dia 2 de janeiro, às 19h15, contra o time potiguar. Neste ano, a equipe alvinegra caiu na terceira fase da competição (derrota por 1 a 0 para o Avaí).