Com as competições de futebol paradas por tempo indeterminado, isolamento social e quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, o DIÁRIO resolveu listar dez livros para o torcedor do Santos ler enquanto a crise não passar. Veja as opções abaixo:

1) O time que nunca seria campeão. Autor: Alex Sabino

13 de maio de 2001
A sete segundos de ir à final do Campeonato Paulista, o Santos leva um gol de Ricardinho, perde para o Corinthians e continua mergulhado no jejum de títulos.

15 de dezembro de 2002
Sem planejamento, sem dinheiro e com um time de garotos, o Santos vence o Brasileiro e é campeão pela primeira vez depois de 18 anos.

Em 19 meses, o santista passou por todas as sensações que o esporte pode proporcionar. A esperança, a tristeza avassaladora, a desilusão, a descrença e uma das mais improváveis redenções da história do futebol brasileiro.

Em “O time que nunca seria campeão”, Alex Sabino conta os bastidores de como o Santos saiu de uma eliminação traumática e, quando ninguém acreditava, chegou ao título nacional. Tudo isso na visão do jornalista que acompanhou o dia a dia daquela equipe e dos jogadores.

Em pouco mais de um ano e meio o futebol foi, como tantas vezes acontece, a metáfora da vida.

 

2) Santos 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos. Autores: Odir Cunha e Celso Unzelte

Há 100 anos, a cidade que procurava um clube à altura de sua importância acabou dando ao mundo o time de futebol mais famoso de todos os tempos. Grande, porém, o Santos F. C. sempre foi. Desde os tempos dos pioneiros Millon e Arnaldo.

Do ataque dos 100 gols de 1927. Do primeiro título de campeão paulista, conquistado em 1935. Do bi de 1955/56, com Formiga, Tite, Del Vecchio, Vasconcelos, Zito, Jair Rosa Pinto e Pepe, todos precursores ou contemporâneos da Era Pelé. E quando o melhor jogador de futebol do mundo de todos os tempos ganhou um lugar no time, já de 1957, o que era bom ficou melhor ainda.

O Santos passaria a encantar o Brasil, a América do Sul e o mundo – que conquistou duas vezes. Depois do Rei (que neste livro ganha um capítulo à parte), o Santos seguiu enorme, ao ritmo do futebol discoteca dos Meninos da Vila, em 1978; no embalo dos gols de Serginho Chulapa, em 1984; contando com a juventude em doses duplas de Diego e Robinho, Ganso e Neymar, neste novo milênio.

Aqui, esses 100 anos são contados por meio de 100 jogos, 100 ídolos e milhões de emoções.

 

3) O artilheiro indomável. Autor: Wladimir Miranda

A vida do Serginho Chulapa, dentro e fora dos gramados, está em Artilheiro indomável – as incríveis histórias de Serginho Chulapa. No livro, você vai conhecer um pouco da infância e da juventude do craque, as inúmeras histórias amorosas, as confusões, a versão sobre o que ocorreu na Copa de 1982, o boicote que sofreu no Corinthians e muitas passagens da trajetória de um dos mais irreverentes boleiros do país.

Além do próprio artilheiro, o jornalista Wladimir Miranda, autor da obra, entrevistou diversas pessoas que conviveram com Chulapa, amigos como Muricy Ramalho, Sócrates, Casagrande, Vanderlei Luxemburgo, Basílio, Zico, César Maluco; admiradores como o Rei Pelé; e desafetos como Emerson Leão, Estevam Soares, Edinho e Waldir Peres.

Atual auxiliar técnico do Santos, Serginho Chulapa é o maior artilheiro da história do São Paulo e terceiro maior artilheiro do Peixe após a Era Pelé, atrás apenas de Robinho e Neymar.


4) Os dez mais do Santos. Autor: Thiago Arantes

“Os dez mais dos Santos”, por toda a tradição do clube da Vila Belmiro em formar grandes craques, sempre foi um dos livros mais aguardados da Coleção Ídolos Imortais.

Nesse ano em que se  comemora o centenário de fundação do clube, essa obra se torna obrigatória não só para o torcedor santista, mas para todos os amantes do esporte mais popular do país.

Afinal, aqui estão reunidas as histórias de dez ídolos que representam a nata do que de melhor foi produzido pelo futebol brasileiro. É uma viagem no tempo, desde Feitiço, passando por Pagão, Zito, Pepe, Pelé e Carlos Alberto Torres, até a geração de Robinho e Neymar.

Esses nomes, do passado e do presente, trouxeram glórias que fizeram do Santos uma referência do mais autêntico futebol-arte praticado em nossos gramados. São 184 páginas de muitas emoções, ilustradas por dezenas de fotos históricas e caricaturas dos ídolos do Peixe.

 

5) Almanaque do Santos. Autor:  Guilherme Nascimento

Este almanaque procura traduzir a grandeza do Santos FC em números, dados e estatísticas. São apresentadas mais de 5.600 fichas técnicas com informações de todas as partidas disputadas pelo clube em mais de 100 anos de história – quem jogou, quem fez gol, quando e onde foi realizada a partida, assim como observações e curiosidades feitas pelo pesquisador e autor, Guilherme Nascimento.

 

 

 

 

 

 

 

6) Na Raça. Autor: Odir Cunha

Nunca se viu uma decisão assim!

Depois de perder em San Siro por 4 a 2, o Santos teria de vencer o Milan por qualquer resultado, no Maracanã, para obrigar a realização da partida decisiva pelo título intercontinental, o Mundial de 1963. Porém, já desfalcado de Pelé, Calvet e Zito, a tarefa pareceu quase impossível para os santistas quando , primeiro o brasileiro Mazzola, depois Mora, fizeram 2 a 0 para o Milan antes dos 20 minutos de partida.

Enfim, no primeiro tempo o Santos foi dominado pelos campeões europeus, entre os quais se destacam os brasileiros Amarildo e Mazzola. Antes de começar o segundo tempo, porém, os céus desabaram sobre o Maracanã e o coração passou a ditar o ritmo de jogo. Insuflado por mais de 150 mil pessoas, o Santos se atirou à luta no campo encharcado e em apenas 22 minutos marcou quatro gols, devolvendo o resultado de Milão e promovendo os momentos de maior alegria e loucura que um estádio já viu e sentiu, abrindo o caminho para se tornar, dois dias depois, no mesmo Maracanã e contra o mesmo adversário, o primeiro bicampeão mundial de clubes.

Este livro, que se propõe a desvendar detalhes e bastidores desta que foi a decisão mais importante de um clube brasileiro em nosso país, traz os fatos, o contexto histórico, a opinião de técnicos e jogadores, a visão da imprensa brasileira, italiana e neutra e a reação apaixonada do público diante da inédita façanha, em uma reportagem eletrizante sobre uma das mais dramáticas decisões do futebol.

 

7) 10 décadas: A história do Santos Futebol Clube

O Livro 10 décadas – a Historia do santos FC . Traz uma série de histórias deliciosas, com riqueza de detalhes e precisão nas informações, fruto de uma aprofundada pesquisa,É uma homenagem justa a altura do centenário do Santos,’o primeiro de muitos’ como escreveu o presidente do clube Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, no prefácio.Além disso, a pesquisa teve como fruto também uma enorme quantidade de imagens, fotos de época e belissimas ilustrações.O resultado são quase quinhentas páginas que vão certamente deliciar os fãns do Santos F.C. em todo mundo,como também os amantes do futebol, os adoradores de pelé, de araken patusca,de Neymar, e todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre um dos maiores fenomenos do mundo futebolisticode todos os tempos.

 

8) Bombas de alegria. Autor: Pepe

“Pepe viveu dentro do campo um dos momentos de mais alta poesia do futebol brasileiro e mundial. E fora do gramado continuou a viver intensamente o futebol, atuando como supervisor, técnico – ou mesmo torcedor – de vários times além do Santos, que o consagrou.

Em ‘Bombas de Alegria’, ele, narra, com toque rápido e certeiro, uma sucessão de casos registrados ao longo de mais de 25 anos de experiência no mundo louco do futebol: a temperatura dos jogos, o ambiente das concentrações, as preleções estapafúrdias de certos técnicos, as gafes do radio, as confusões na hora de assinar contratos, os malabarismos dos atletas dentro e fora dos estádios”.

 

 

 

 

 

 

9) Pelé. A Autobiografia

Pelé é o brasileiro mais conhecido do planeta, sem dúvida, mas quem conhece de verdade o Pelé? Neste livro, o maior jogador de futebol da história conta com sua própria voz, de forma simples como num bate-papo, um inacreditável conto de sucesso e transformação – de criança pobre a adulto milionário, das peladas com bola de meia nas ruas de Bauru às partidas épicas nos estádios mais glamourosos do mundo, de ladrão de amendoim a Cavaleiro condecorado pela Rainha, de ‘pestinha’ ajoelhado no milho a ministro de Estado – de homem a lenda. Mas nem só de triunfos é feita essa história.

O leitor vai se surpreender ao descobrir que nenhum assunto é tabu para Pelé. Ele expõe suas angústias, inseguranças e erros, as brigas com João Havelange e o centroavante Ronaldo, a fama de chorão, o desencanto com a elite política brasileira, a religiosidade, o apego à família. Não deixa de comentar os casos extraconjugais que lhe deram filhos só reconhecidos mais tarde, nem foge da maior dor que já sentiu na vida – a prisão de seu filho Edinho por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.

 

 

10) 20 jogos Eternos do Santos. Autores: Bruno Freitas e Renan Freitas

Livro 20 Jogos Eternos do Santos, uma publicação apresentando os principais jogos de sua história, a ilustração dos principais gols para relembrar a emoção sentida, os grandes craques dessas conquistas, do Bicampeonato da Libertadores 62-63, passando pela conquista do Mundo 62-63, o Título Brasileiro 2002, as Goleadas 11×0 contra Botafogo-SP, 10×0 contra o Naviraiense, entre outras batalhas importantes de uma das mais importantes equipes do mundo.