O atacante Morelos comemora o primeiro gol do Santos contra o São Bernardo (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com um gol de William Bigode no finalzinho, o Santos venceu o São Bernardo por 2 a 1 na manhã deste domingo, pelo décima rodada do Paulistão, e fez a festa dos mais de 50 mil torcedores que foram empurrar o time no Morumbis. Morelos fez o primeiro gol do jogo e o time do ABC chegou ao empate com um gol contra do goleiro João Paulo.

Com o vitória, o Santos garante a primeira colocação do Grupo A, com 22 pontos, e vai fazer o jogo único das quartas de final como mandante. Na próxima rodada, domingo, o Peixe enfrenta o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

O jogo

Mesmo empurrado por um Morumbis completamente lotado  de torcedores, o Santos teve muita dificuldade no início do jogo e o São Bernardo comandou as ações, chegando com perigo ao ataque e incomodando o goleiro João Paulo, especialmente nos escanteios.

O Peixe só foi ter uma grande chance aos 23 minutos e o atacante Morelos perdeu um gol incrível. O zagueiro Joaquim fez um lançamento lindo para o atacante Guilherme, que dominou com categoria nas costas da lateral e deu o famoso passe “faz e me abraça” para Morelos, mas o atacante furou na frente do gol.

O atacante, no entanto, se redimiu quatro minutos depois. Otero recebeu na esquerda e deu boa virada de bola para Aderlan. O lateral deu passe para Pedrinho, que cruzou, Morelos cabeceou para o gol e venceu o goleiro Alex Alves.

Após o gol, o São Bernardo saiu ainda mais para o jogo. Aos 33 minutos, após jogada confusa na área, a bola sobrou para Arthur Henrique e ele soltou uma bomba, mas a bola saiu à esquerda de João Paulo. O Santos voltou a ter uma chance aos 39 minutos. O meia Otero cobrou falta da intermediária e o goleiro Alex Alves mandou para escanteio.

Assim como no primeiro tempo, o São Bernardo começou melhor a segunda etapa, finalizando com perigo da entrada da área. O Santos recuou e passou a defender o resultado, mas não conseguiu criar perigo nos contra-ataques mesmo após a entrada de Weslley Patati e Julio Furch.

O empate da equipe do ABC saiu aos 24 minutos, de forma inusitada. Após uma boa troca de passes na entrada da área do Santos, Romissom chutou da meia-lua, a bola bateu no travessão, nas costas do goleiro João Paulo e voltou para dentro do gol.

O Santos passou a busca mais o ataque após sofrer o gols. Aos 29 minutos, William Bigode recebeu na área e chutou, a bola desviou na zaga e o goleiro Alex Alves mandou para escanteio. Aos 39, Julio Furch chutou de fora da área e a bola passou à direita do gol.

O gol da vitória do Peixe saiu aos 41 minutos. Weslley Patati recebeu na direita e cruzou, Julio Furch disputou com Vitor Ricardo, a bola bateu no defensor do São Bernardo e sobrou limpa para William Bigode cabecear para o gol.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 SÃO BERNARDO

Data e hora: 25 de fevereiro de 2024, 11 horas (Brasília)
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Anderson José Coelho e Izabele de Oliveira
Quarto árbitro: Fagson Junior Silva
VAR: Thiago Duarte Peixoto

Gols: Morelos, aos 27’/1ºt (1-0), João Paulo (contra), aos 24’/2ºT (1-1), William Bigode, aos  41’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos:
Otero e William Bigode (SAN) e Rafael Forster, Vitinho e Matheus Régis (SAO)

Público: 50.132 torcedores
Renda: R$ 2.026.735,00

Santos: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan (Tomás Rincón, aos 34’/2ºT); João Schmidt, Diego Pituca e Otero (William Bigode, aos 27/2ºT)’; Pedrinho (Weslley Patati, aos 17’/2ºT), Morelos (Julio Furch, aos 17’/2ºT) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille

São Bernardo: Alex Alves; Helder Gomes (Romisson, aos 13’/2ºT), Alan Santos e Rafael Forster; Hugo Sánchez (Vitor Ricardo, no intervalo), Rodrigo Souza (Vitinho, aos 6’/2ºT), Lucas Lima, Matheus Régis (Wesley Dias, aos 39’/2ºT) e Arthur Henrique; Luiz Filipe (Kauã, no intervalo) e Kayke. Técnico: Márcio Zanardi