Diogo Vitor (sem camisa) celebra seu gol contra o Corinthians, em seu melhor momento no time profissional na temporada (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O meia atacante Diogo Vitor, um dos destaques da base do Santos e que vinha ganhando espaço no time titular na atual temporada, foi suspenso preventivamente pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) por ter sido flagrado no exame antidoping realizado após a partida contra o Botafogo-SP, pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista, em 21 de março. O exame apontou a presença de substância presente na cocaína e o atacante santista abriu mão de pedir a contraprova do exame.

O Santos foi notificado pela ABCD na tarde desta terça-feira. Diogo Vitor não poderá voltar a jogar até ser realizado o julgamento. O julgamento ainda não tem data marcada. O jogador já estava também suspenso preventivamente pelo Peixe, que promete apoiá-lo na sua recuperação.

O departamento jurídico do clube pretende tentar reduzir a pena de uma provável condenação de Diogo Vitor. Na avaliação da direção santista, a confissão do atleta de que fez uso recreativo da droga, e não para melhorar seu desempenho esportivo, pode atenuar a pena, conforme explicou o presidente do clube, José Carlos Peres, durante evento na última sexta-feira.

Na partida em que foi realizado o exame, na Vila Belmiro, Diogo Vitor começou no banco de reservas e entrou aos 22min do segundo tempo. Como a decisão foi para os pênaltis, o jogador foi um dos batedores santistas que converteram a cobrança e garantiram o Peixe na semifinal da competição.

Depois de ter feito um bom Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Diogo Vitor ganhou chances com o técnico Jair Ventura e jogou 11 partidas na temporada, tendo marcado um gol no empate contra o Corinthians, no Pacaembu.