Carlos Sánchez havia sido expulso em sua última partida na semifinal da Copa Sul-Americana de 2015 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O ‘caso Sánchez’ segue repercutindo dentro do Santos. Na reunião do Conselho Deliberativo na noite desta quinta-feira com a presença dos executivos de marketing, Marcelo Frazão, financeiro, Ricardo Feijoo, e jurídico, Rodrigo Gama, os conselheiros pediram explicações sobre o problema da escalação irregular do meia que acabou eliminando o clube da Copa Libertadores da América.

Rodrigo Gama foi chamado ao púlpito para dar explicações e reiterou a culpa do funcionário Felipe Nóbrega, demitido horas antes da partida da última terça-feira, afirmando que ele não teria seguido o protocolo para a situação.

“Quando eu cheguei ao Santos, instituí protocolo de investigação de jogadores e inscrições. Se há condição ou não. De antemão ressalto, em qualquer clube do Brasil são dois departamentos responsáveis pela legalidade de jogadores. Departamento de futebol e departamento de registros. Instituí protocolo de checagem, envolvia entrevista de jogadores, com cartões pela Conmebol, sistema de gestão da CBF com verificação em clubes anteriores, havia também checagem no sistema Comet, sistema legítimo, 10 funcionalidades e precisam reconhecer, mas Conmebol não achou legítimo. Protocolo não foi cumprido pelo responsável pelo registro de transferências. Perguntei se havia cumprido o protocolo e o funcionário disse que esqueceu e chegamos onde chegamos. Foi isso que aconteceu e foi mandado embora. Foi instituído e se tivesse seguido à risca, certamente não sofreria a situação. Infelizmente, esqueceu e não fez”, disse Rodrigo Gama.

Na última quarta-feira, Nóbrega conversou com o Diário do Peixe e negou que tais atribuições fizessem parte de sua função no clube. Vários conselheiros pediram a palavra para defender o ex-funcionário que trabalhou por 11 anos no clube.

O presidente José Carlos Peres chegou a dar entrevistas afirmando que a demissão de Felipe Nóbrega não tinha relação com o caso Sánchez. Veja aqui.