Em 2025 o Santos já balançou as redes 20 vezes em 12 jogos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos sempre foi conhecido mundialmente por ser um time ofensivo e goleador. Em 2025, chegou à marca de 13 mil gols, sendo a equipe que mais balançou as redes no mundo. No entanto, o clube passou os últimos anos com um poderio ofensivo aquém do esperado.

Após técnicos com vários estilos nos últimos anos, nesta temporada o Peixe voltou a marcar pelo menos três gols em três partidas consecutivas. A última vez que isso aconteceu foi no início de 2017, pouco mais de oito anos atrás.

Na época, o time comandado por Dorival Júnior venceu um amistoso contra o Kenitra, do Marrocos, por 5 a 1, e as duas primeiras rodadas do Paulistão, com um 6 a 2 sobre a Linense e um 3 a 2 contra o Bragantino.

Após a saída de Dorival ainda em 2017, o Santos teve como treinadores, sem contar interinos: Levir Culpi, Jair Ventura, Cuca (duas vezes), Jorge Sampaoli, Jesualdo Ferreira, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille (duas vezes), Fabián Bustos, Lisca, Orlando Ribeiro, Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes. Porém, nenhum deles conseguiu repetir o feito do time de Dorival.

Somente agora, em 2025, o time de Pedro Caixinha voltou a alcançar algo parecido, com vitórias por 3 a 1 sobre o Água Santa e 3 a 0 sobre Noroeste e Inter de Limeira de forma consecutiva. Esses resultados fizeram o Santos assumir o posto de segundo melhor ataque do Paulistão deste ano, com 20 gols, ao lado do Corinthians, atrás apenas de Palmeiras e Mirassol, com 21 cada.

O Santos em 2025 também tem o artilheiro da competição, o atacante Guilherme, com 10 gols marcados. Os outros gols do Peixe foram feitos por Tiquinho Soares (4), Neymar (2), Thaciano (2), Gabriel Bontempo (1) e Léo Godoy (1).