O ex-goleiro Edinho deve assimir como técnico do Sub-23 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

No processo de reformulação das categorias de base do Santos promovido pelo presidente em exercício, Orlando Rollo, o ex-goleiro Edinho deve ser anunciado nas próximas horas como o novo técnico da equipe sub-23, que disputa a partir da próxima semana o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Ele terá como auxiliar Rodrigo “Chip” Casarin, que atualmente dirige o sub-20.

Edinho ocupava o cargo de Coordenador Técnico e Desenvolvimento, com foco na formação das categorias de base, desde a sua volta ao Peixe, em outubro do ano passado, quando recebeu o direito de cumprir em regime aberto parte da sua pena por envolvimento em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Edinho foi condenado a mais de 12 anos de prisão por lavagem. Ele cumpre pena desde 2005, mas chegou a ser libertado algumas vezes por habeas corpus enquanto os recursos não eram julgados. O último retorno para a prisão aconteceu em 2017 e saída em regime aberto em outubro de 2019.

Para manter o direito ao regime aberto, Edinho precisa ter uma ocupação lícita, além de manter residência fixa onde deve ser encontrado das 20 horas às 6 da manhã e se manter distante de bares e casas de jogos.

Edinho foi goleiro do Santos entre 90 e 91 e 94 e 98. Ele foi titular na histórica campanha do vice-campeonato brasileiro de 1995. No geral, ele fez 195 jogos com a camisa do Peixe, sendo o 11º goleiro com mais partidas pelo clube. Em 2007, ele voltou ao Santos como preparador de goleiros.