Título brasileiro de 2002 começa a aparecer na pesquisa Datafolha (Crédito: Divulgação)

O “tradicional” comentário de que o Santos tem uma torcida envelhecida está começando a perder o sentido. Ao menos foi o que mostrou a última pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha De S. Paulo na semana passada. A pesquisa ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa mostra que um crescimento da torcida do Peixe entre 16 e 24 anos e 25 a 34 anos. O resultado pode ser o início do reflexo das gerações Robinho e Neymar. O título brasileiro comandado pelo Rei do Drible aconteceu há 17 anos e o título da Libertadores, comandado pelo craque do PSG, aconteceu há 8 anos.

No geral , a pesquisa colocou o Santos na nona colocação, com 3% da preferência do torcedor brasileiro. Entre 16 e 24 anos, o Peixe também aparece na 6ª colocação, com 3% da preferência, mas atrás apenas de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro, e está empatado com Vasco e Grêmio.

Entre 25 e 34 anos, o Santos também conta com 3% da preferência e está na 6ª colocação. Está atrás apenas de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, e está empatado com Vasco, Grêmio e Internacional.

O pior desempenho do Peixe na pesquisa coincide com a geração que acompanhou os anos 80 e 90, de escassez de títulos e bons times. Entre 35 e 44 anos e entre 45 e 59 anos o Santos tem apenas 2% da preferência. Nessa última faixa o Santos aparece apenas na 11ª colocação no ranking.

O efeito Pelé aparece na pesquisa no faixa dos torcedores acima dos 60 anos. O Santos tem 5% da preferência, atrás apenas de Flamengo e Corinthians e empatado com São Paulo, Palmeiras e Grêmio.