Elenco do Santos visita Memorial das Conquistas do clube (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O elenco profissional do Santos teve um início de sábado diferente na preparação para o jogo diante o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do Brasileirão, na próxima quinta-feira (19)

Antes do treino realizado na Vila Belmiro, os jogadores e a comissão técnica visitaram o Memorial das Conquistas, para conhecer ainda mais a rica e gigantesca história do time.

Todos fizeram um tour guiado, conheceram diversos momentos da trajetória, desde a fundação do clube aos principais momentos e ídolos, como Pelé e Neymar, além das muitas conquistas, como o bicampeonato mundial, o tri da Libertados, os oito títulos brasileiros. Destaque para a década de 60, quando o Santos ficou conhecido no mundo inteiro.

O curador do Memorial, Rogério Zilli, e o historiador Gabriel Pierin apresentaram cada detalhe do museu criado pelo Santos FC em 2003, dentro da Vila Belmiro, e que no próximo dia 17 completa 20 anos. Atentos a cada explanação, a cada setor do museu, os atletas demonstraram admiração, sobretudo quando se falou do Rei Pelé.

Com um acervo de 465 peças, inclusive todos os troféus, o espaço que tem como missão preservar e compartilhar a história do clube já foi visitado por mais de um milhão e 200 mil pessoas. É hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Só na sexta-feira desse feriadão foram 1.000 visitantes.

A iniciativa da visita foi do Departamento de Marketing do Clube, responsável pelo Memorial, em parceria com o Futebol, criando esse vínculo ainda maior dos atletas com o Clube e já antecipando a comemoração de duas décadas do Memorial.

Confira o que os atletas acharam do tour:

Dodô: “Maravilhoso. Eu tive a oportunidade de vir aqui a primeira vez em 2003, 20 anos atrás, passando férias com a família. O Memorial ainda não existia dessa maneira que é hoje, mas realmente a história do Santos é muito bonita, vindo aqui a gente se sente inspirado. É legal ver o cuidado que o Clube tem com a sua história, o carinho que tem com os ídolos e conquistas, os jogos, as camisas, troféus, as bolas.”

Jean Lucas: “É Sensacional! Já sabia da história, mas nunca tinha vindo aqui. Na minha primeira passagem foi muito curta e não deu para visitar aqui. Hoje viemos conhecer a história do Clube, do Pelé, do Neymar. Então é muito gratificante fazer parte disso tudo. O Santos é o maior clube do Mundo. Valeu muito a pena. Dá até vontade de ganhar títulos para estar nesse Memorial.”

João Basso: “É muito satisfatório perceber a grandeza do Clube onde a gente está hoje. Gratificante perceber que o lugar onde está trabalhando é tão grande. Um clube que mudou a história do futebol, de muitas pessoas. Você estar aqui e conhecer os jogadores que passaram, os títulos que o clube conquistou, faz com que se sinta mais parte dele. É muito importante! A gente já sabia que o clube é muito grande, mas conhecer os detalhes, as conquistas, te coloca com uma outra percepção.”

Leia também: