A turma de Sampaoli tem a missão de derrotar o Corinthians na Vila Belmiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Para o Santos, qualquer confronto com o Corinthians é especial, mas o desta noite, às 21h30, na Vila Belmiro, tem um elemento a mais: uma vitória colocará o Peixe na primeira colocação do Campeonato Brasileiro. Além disso, um triunfo sobre o maior rival fará o Peixe passar a pausa para a Copa América em alto astral.

É verdade que, mesmo que o Santos vença nesta noite, será difícil terminar a nona rodada do torneio nacional na primeira colocação. Afinal de contas, o Palmeiras, líder do campeonato (com 19 pontos, dois a mais do que o Peixe), jogará nesta quinta-feira em seu estádio contra o lanterna Avaí – portanto, com enormes chances de vencer. Além disso, é preciso lembrar que o atual campeão está com três pontos “congelados” pelo STJD por causa de um incidente ocorrido no jogo contra o Botafogo.

Uma vez que o técnico do Santos é Jorge Sampaoli, é fácil saber como o time alvinegro jogará nesta noite: no ataque – especialmente pelo fato de o jogo ser na Vila, onde a torcida fica próxima ao campo e os jogadores se sentem empurrados por ela. O difícil é saber quem vai jogar. O técnico argentino mantém o hábito de mexer na escalação de rodada para rodada e o mesmo deve ocorrer no clássico.

Uma mudança é obrigatória: Lucas Veríssimo, titular absoluto da defesa, está suspenso e, com isso, a dupla de zaga do Peixe será formada por Aguilar e Gustavo Henrique. No ataque, Soteldo, Marinho, Uribe e Eduardo Sasha brigam por duas ou três vagas. E quem tem maior chance e jogar é Sasha. Depois de alguns meses de ostracismo no clube, o gaúcho voltou a ganhar espaço e é um dos artilheiros do Brasileirão, com quatro gols.

FICHA TÉCNICA

Santos x Corinthians

Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Vila Belmiro
Horário: 21h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
TV: Globo (para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Pará, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) e Premiere (pay-per-view, para todo o país)

Santos: Everson; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Jean Lucas, Diego Pituca, Carlos Sánchez (Soteldo) e Jean Mota; Marinho (Uribe) e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli

Corinthians: Walter; Bruno Méndez, Henrique, Manoel e Avelar; Ralf, Júnior Urso, Jadson, Sornoza e Clayson; Vagner Love. Técnico: Fábio Carille